Projeto Estacine homenageia as mães durante o mês de maio

zuzuNo mês de maio o projeto Estacine vai homenagear as mães, com filmes que falam das lutas, dores, ansiedades e os amores dessas mulheres. Neste domingo (10), 16h, no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, em especial, será exibido o filme sobre a estilista brasileira Zuleika Angel Jones, que morreu drasticamente em um acidente de carro no Rio de Janeiro e lutou bravamente contra a ditadura militar brasileira.

O drama biográfico “Zuzu Angel”, se passa na década de 1960, no mesmo período em o militarismo se instala no país. Alheia a todos os aspectos políticos e econômicos do país, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), é uma estilista de moda que tem seu trabalho destacado no Brasil e no exterior. Paralelo a toda a história da estilista, seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares.

As diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Até o dia em que a noite Zuzu Angel recebe uma ligação dizendo que Stuart tinha sido preso pelos militares. As Forças Armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na Aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas, Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura.

Até que um dia é vitima de um acidente de automóvel, na Estrada da Gávea, à saída do Túnel Dois Irmãos (Estrada Lagoa-Barra), Rio de Janeiro, hoje batizado com seu nome. O carro dirigido por ela, um Karmann Ghia TC, derrapou na saída do túnel e saiu da pista, chocou-se contra a mureta de proteção, capotando e caindo na estrada abaixo, matando-a instantaneamente. Zuzu está sepultada no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.

Uma semana antes do acidente, Zuzu deixara na casa de Chico Buarque de Hollanda um documento que deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse, em que escreveu: “Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho”.

A produção do filme é de Joaquim Vaz de Carvalho, a produção executiva de Heloísa Rezende, a trilha sonora de Cristóvão Bastos, a direção de fotografia de Pedro Farkas, a direção de produção de Laís Chamma e Mílton Pimenta, a direção de arte de Marcos Flaksman, o figurino de Kika Lopes e a edição de Marcelo Moraes.

“O Presente” – No sábado (9), no mesmo local e horário, será exibido o longa-metragem “O Presente”, que conta a história de Jason, que acabou de perder o avô bilionário que sempre odiou e estava certo de que não herdaria nada. No entanto ele se engana, pois “Red” Stevens (James Garner) deixou 12 tarefas para Jason, ao fim das quais ele será avaliado e, se merecer, terá direito ao que Red chama de “o maior de todos os presentes”. Cada uma dessas tarefas tem o objetivo de promover alguma mudança em Jason, mas nenhuma terá tanta força quanto o encontro casual com a pequena Emily (Abigail Breslin). O filme é baseado no livro de Jim Stovall que foi lançado em 9 de março de 2007 e possui classificação indicativa 12 anos.

Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de 2 mil filmes.

Confira abaixo a programação completa deste mês:

MOSTRA AMOR UNIVERSAL

Sábados (9, 16, 23, 30)

Filmes: “O Presente”, “A corrente do Bem”, “Um Caminho de Luz”, “Escritores da Liberdade”

MOSTRA MÃE

Domingos (10, 17, 24, 31)

Filmes: “Zuzu Angel”, “Chocolate”, “As Mães de Chico Xavier”, “Mãos Talentosas”

SERVIÇO:

Mostra Amor Universal

Filme: “O Presente”

Sábado (9)

Horário: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Entrada Gratuita

Mostra Mães

Filme: “Zuzu Angel”

Domingo (10)

Horário: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Entrada Gratuita

secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo