Projeto Estacine exibe mostra ‘Diretores Paraibanos’ neste mês de junho

Diretores ParaibanosPara movimentar o cenário do cinema paraibano e nordestino, o projeto Estacine estará dando destaque para os filmes regionais com uma mostra intitulada ‘Diretores Paraibanos’ durante todo o mês de junho. As exibições acontecem no final de semana, sábado e domingo, sempre às 16h, no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação. A entrada é gratuita e obedece a classificação indicativa de idade.

Para iniciar, neste sábado (6) será exibido o longa-metragem “Batguano”, uma comédia dramática que fala sobre a dupla inseparável Batman (Everaldo Pontes) e Robin (Tavinho Teixeira), que mora em um trailer afastado da cidade. Repentistas punk-rock, eles constatam que o planeta terra ficou pequeno demais para sua perfeição, genialidade e potência, e decidem encontrar seu lugar nas galáxias distantes. O filme possui classificação indicativa 18 anos e foi dirigido pelo direto Tavinho Teixeira.

A arte-educadora e assessora técnica do setor de eventos da Estação Cabo Branco, Nyldete Xavier, disse que neste mês, em especial, serão exibidos filmes de atores e diretores locais, numa tentativa de movimentar e valorizar o cinema paraibano. “É uma ação feita em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Paraíba, na pessoa de Daniel Campos, que é coordenador Cine Clube Soy Loco por Ti América e professor do Departamento de Relações Internacionais da UFPB”, comentou.timthumb

No domingo (7) será exibido outro longa-metragem dramático, “Pingo d`Água”, que se passa em três cidades diferentes. Pessoas se deslocam buscando uma mudança não apenas territorial, mas também, e principalmente, interior. Viajando, se aproximam de si mesmos e estão imersos em um universo de visual como a vida. O longa possui classificação indicativa de 16 anos e foi dirigido pelo diretor Taciano Valério.

Parceria – O Estacine desse mês foi construído por meio da parceria com o projeto “É Proibido Cochilar” do Ministério da Cultura (MINC) e o CineClube Cynthia Weber (CCCW), de estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo da mostra é levar um pouco da cultura paraibana com filmes nacionais que foram premiados e não são exibidos nas grandes de cinema do país.

“A intenção da mostra do mês de junho é conscientizar as pessoas que os filmes exibidos são frutos da cultura popular paraibana e que eles retratam, de certa forma, a nossa ideologia e realidade”, afirmou Nyldete Xavier.

Sobre o Cine “É proibido Cochilar”- É mais uma ação da Representação Regional Nordeste, do Ministério da Cultura, para estimular o setor audiovisual, criando mais um espaço para circulação da produção nacional através da exibição dos títulos disponibilizados pela Programadora Brasil.

Confira toda programação do mês de junho:

Mostra Diretores Paraibanos:

Sábados (6, 13, 20 e 27)

Filmes: Batguano, O Senhor do Castelo, O Rebeliano, Uma Questão de Terra

Domingos (7, 14, 21 e 28)

Filmes: Pingo d’Água, O Resgate do Pavão Misterioso, Tudo que Deus Criou, O sonho de Inacim.

Os filmes serão exibidos às 16h nos dois dias

Local: Miniauditório III

Entrada gratuita com classificação indicativa

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo