MÚSICA

Projeto De Repente no Espaço é retomado após intervalo de três anos

 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na próxima quarta-feira (10), mais uma edição do “De Repente no Espaço”. O projeto está sendo retomado após um intervalo de três anos em razão da pandemia da covid-19. Os convidados para este reencontro com o público fiel da atração são os repentistas Rogério Meneses (PB) e Sebastião Dias (RN). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento, que acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

No palco, os mestres da arte do improviso brincam com as palavras, transformando fatos do cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de poesia e violadas. Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público tem o seu momento de interação com os poetas, sugerindo temas para as rimas e desafios. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente. O apresentador é uma atração a parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Rogério Meneses – Nasceu no Sítio Glória, em Imaculada-PB. É poeta repentista, com formação em ciências sociais e pós-graduado em gestão pública. Atua como radialista, declamador e produtor cultural. Trabalhou em várias emissoras do Nordeste, levando seus versos por toda a região. Também trabalhou na TV Pernambuco, com os programas “Canto dos Violeiros” e “Cantoria na TV”, além de “Brasil, Cordel e Repente”, na TV Nova Nordeste.

Os programas de rádio e TV lhe deram popularidade para ingressar na política e chegou a ser eleito vereador em Caruaru (2008). Na ocasião, presidiu a Câmara Municipal e representou a cultura nordestina em viagens internacionais. Em 2001, percorreu várias cidades da França, levando a cantoria de repente e em 2006, repetiu o feito na Espanha. Já participou de mais de 600 festivais de poetas repentistas, acumulando mais de 300 troféus.

Sebastião Dias Filho – Nasceu em 13 de setembro de 1950, no sítio Timbaúba, município de Ouro Branco, na região do Seridó do Rio Grande do Norte. Começou a cantar aos 17 anos. Seus avós, que eram fãs e promoventes de cantorias, convidaram para cantar em seu batizado, os poetas e amigos da família: João Severo de Lima (Patos-PB) e José Alves Sobrinho (Picuí–PB). Na vida política, ganhou notoriedade ao se tornar o primeiro repentista prefeito do país, em 2012 e sendo reeleito em 2016 na cidade de Tabira.

Mestre na arte do improviso e compositor de inúmeras canções, Sebastião Dias tem várias participações em CDs de congressos e festivais, além de livretos de cordéis publicados. Suas composições ressaltam a vivência, as alegrias, as tristezas e os amores do povo brasileiro e nordestino, o que lhe rendeu a alcunha de “Chico Buarque da viola”, batizado por apologistas que numa comparação entre as composições dos poetas, percebe-se a afinidade poética dos compositores. Uma das suas composições que ganhou destaque na mídia nacional foi a Canção da Floresta, interpretada por Raimundo Fagner. Sua discografia conta com seis LPs, dois CDs solo, três CDs em parceria, além de participações CDs e DVDs de festivais, congressos e cantorias. Entre tantas composições, destacam-se: Conselhos ao filho adulto, Súplica dos Ecólogos, Paraíso Caboclo, A canção da paz, Carro de boi, Canção do Brasil, Cenários do Pajeú. Possui um acervo de mais de 600 troféus, medalhas, comendas e placas.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Até março de 2020, os encontros costumavam acontecer na primeira quarta-feira do mês, mas foram interrompidos em razão da pandemia da covid-19. Para preencher a lacuna, foi criada uma versão online do projeto, com o nome De Repente na Rede, transmitido semanalmente no canal da Funesc no Youtube. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas e levando o nome de De Repente na Estrada.  A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

De Repente no Espaço

Quarta-feira, 10/05, 19h

Local: Mezanino 2 – Espaço Cultural José Lins do Rego

Convidados: Rogério Meneses (PB) e Sebastião Dias (RN)

Apresentação Iponax Vila Nova

Entrada gratuita

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo