GERAL

Projeto de Lei cria Serviço de Socorro Veterinário em JP

Serviço de Socorro VeterinárioO Projeto de Lei (PL) 1.098/2015, que estabelece o Serviço de Socorro Veterinário (Samuvet), ambulante e gratuito, em João Pessoa, foi apresentado recentemente pelo vereador Marmuthe, presidente da Frente Parlamentar pela Proteção e Defesa dos Animais instalada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A iniciativa tem como objetivo assegurar o socorro urgente aos animais abandonados ou sem propriedade conhecida que estejam feridos ou enfermos em vias públicas ou em propriedades de terceiros.

De acordo com o Projeto, “a assistência se desenvolverá através do trabalho de médicos veterinários, auxiliados por estudantes do curso de Medicina Veterinária, voluntários ou prestadores de serviços comunitários”.

“Um dos destaques do nosso mandato tem sido a luta pela proteção e defesa dos animais em João Pessoa. Mais uma vez, apresentamos um PL com essa finalidade. Sabemos que diariamente cães, gatos e outros animais são atropelados em vias públicas ou ficam gravemente enfermos sem que haja amparo. Não há local para onde levá-los ou como atendê-los. Isso deixa a população temerosa e aflita, pois ela não dispõe de meios apropriados para prestar socorro em situações extremas. Daí vem a necessidade do Samuvet”, argumentou Marmuthe.

O documento propõe que um ou mais veículos adaptados, próprios ou de ONGs, deverão ser colocados à disposição para funcionamento em sistema de equipes em rodízio, com turnos de trabalho para cobertura durante 24 horas. Diz ainda que os atendimentos deverão ser prestados nos próprios veículos e os animais, sempre que possível, serão conduzidos às prováveis residências ou, caso se desconheça, para abrigos públicos de animais. O serviço será acionado gratuitamente pela comunidade, através de número próprio que deve ser amplamente divulgado.

Segundo Marmuthe, o PL para criação do Samuvet coloca em pauta uma ação positiva e necessária, permitindo o trabalho voluntário e estimulando a consciência de preservação da vida e diminuição do sofrimento dos animais, de modo a não oferecer riscos à saúde da população ou ao patrimônio público.

“A abrangência deste serviço deve ser todo o território Municipal, incluindo áreas urbanas e rurais, evitando que muitos animais agonizem até a morte sem nenhum tipo de socorro”, explicou o vereador.

Fonte: WScom

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo