Programação de férias: Jardim Botânico disponibiliza novas trilhas para visitantes

Mata do BuraquinhoO Jardim Botânico Benjamin Maranhão, conhecido por Mata do Buraquinho, em João Pessoa, reabriu as atividades ao público, nessa terça-feira (6), após o recesso de fim de ano. De acordo com a diretora do órgão, Suênia Oliveira, uma das novidades para este ano é a inclusão de novas trilhas. Atualmente, o Jardim Botânico oferece ao público 20 trilhas que levam de meia hora a três horas para serem percorridas. A expectativa da direção é de que pelo menos mais duas trilhas sejam abertas em 2015. Um público estimado em 12 mil pessoas visitou o local no ano passado.

Suênia Oliveira explica que, para a abertura de uma nova trilha, são necessários, em média, três meses. “É um processo razoavelmente complexo. O primeiro passo nesse sentido é realizarmos uma caminhada com os nossos funcionários na trilha que pretendemos abrir. O objetivo é avaliarmos fatores como grau de atratividade, grau de dificuldade e a duração do percurso. Feito isso, temos de fazer um teste com um grupo de pessoas de fora para ver se esse público gostou, se houve algum problema, se achou a temática atraente, entre outros quesitos, como o estado de conservação do lugar”, esclareceu.

São aproximadamente 517 hectares de floresta nativa. Segundo Suênia Oliveira, é uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil dentro do perímetro urbano. “Recentemente, uma das conquistas da população paraibana foi a transformação do Jardim Botânico em unidade de conservação. São árvores exuberantes que, combinadas com a nossa fauna, proporcionam aos paraibanos ainda mais qualidade de vida”, completou Suênia. “Com a transformação em unidade de conservação, temos ainda mais condições de zelar por esse patrimônio natural”, ressaltou.

Agendamento – Os visitantes são divididos em dois grupos: um espontâneo, composto basicamente por famílias, e outro de pesquisa, geralmente com mais de dez pessoas. “Para a visitação para pesquisa é necessário que ocorra o agendamento, que pode ser feito de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, pelo telefone 3218-7880. Esse agendamento se faz necessário porque temos de, com antecedência, escolher as trilhas para atender à demanda das atividades do grupo, que geralmente vem para estudar, pesquisar”, esclareceu a diretora.

Outra recomendação é de que os visitantes usem calça comprida e sapato fechado. O objetivo é evitar acidentes. “Percorremos trilhas muito fechadas. Então, encontramos vários animais e é bom que haja o uso de vestimentas corretas para que seja evitado algum tipo de acidente”, alertou.

As trilhas acontecem em dois turnos: pela manhã, às 9h e às 10h; e à tarde, às 14h e às 15h.

Secom/PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo