SAÚDE

Prevenção: Com a chegada da primavera, especialista alerta para os riscos de alergias características da estação

A primavera chegou e com ela também vieram os inúmeros processos alérgicos que acometem a população nesta época do ano. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta sobre os impactos que esses processos alérgicos trazem aos indivíduos por conta da mudança climática e onde procurar atendimento na rede.

De acordo com o clínico geral Felipe Montenegro, médico da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, os principais sintomas desses processos alérgicos são tosse seca, espirros constantes, olhos avermelhados, coceiras em regiões específicas do corpo, entre outros. “Durante esse período, recebemos um maior contingente de pacientes nas nossas unidades de pronto atendimento com relato desses sintomas, além de prurido em algumas regiões do corpo. É de extrema importância a lavagem de mãos constante, evitar a exposição a alérgenos como poeira, pelos e outros produtos que possam gerar um gatilho para o aparecimento dos sintomas supracitados”, explicou.

Onde buscar atendimento – Em primeiro momento, caso apareça algum sintoma alérgico, o indivíduo deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da sua residência. A partir dessa atitude, os profissionais deverão dar os encaminhamentos necessários, de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

“A procura por atendimento deve ser realizada para aquelas situações em que o tratamento sem medicamentos não gerar melhora dos sintomas ou quando a presença desses sinais ocorrer de maneira prolongada. Prevenir é o melhor remédio para tratar essas alergias sazonais”, alertou Felipe Montenegro.

DiárioPB com Ascom

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo