GERAL

Presidentes das duas Coreias concluem primeira rodada de consultas

Presidentes das duas CoreiasA primeira rodada da cúpula de Pyongyang, cujo objetivo é implementar a declaração de Panmunjom para a paz, a prosperidade e a reunificação da península da Coreia, terminou nesta terça-feira (18).

Os presidentes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e da República da Coreia, Kim Jong-un, e Moon Jae-in, respectivamente, planejam continuar o diálogo na quarta-feira.

Depois da segunda rodada na sede do Comitê Central do Partido do Trabalho, está previsto que os governantes façam uma declaração conjunta a respeito dos avanços da cúpula intercoreana.

Kim Jong-un esteve acompanhado por Kim Yong-chol, chefe de inteligência, e Kim Yo-jong, diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido do Trabalho da Coreia.

Por sua vez, Moon estava acompanhado por seu chefe de inteligência, Suh Hoon, e o diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong.

Ambos os líderes se reuniram em duas ocasiões este ano, 27 de abril e 26 de maio.

No encontro desta terça-feira, os chefes de Estado debateram sobre a desnuclearização da Península Coreana e a possibilidade de retomar o diálogo entre os Estados Unidos e a RPDC.

No dia 27 de abril, Kim e Moon adotaram a Declaração de Panmunjom, que procura alcançar a desnuclearização da Península da Coreia, acabar com as ações hostis e retomar as reuniões das famílias separadas pela guerra (1950-1953)

Além disso, melhorar as relações bilaterais, incluída a abertura de um escritório de enlace conjunto na cidade fronteiriça de Kaesong.

Até o momento, as famílias já começaram a se reencontrar depois de décadas de separação e o escritório conjunto abriu oficialmente na sexta-feira passada (14) com o objetivo de ajudar a promover o intercâmbio e os contatos transfronteiriços.

Depois da participação de uma ampla delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno de fevereiro passado na Coreia do Sul, a fria relação entre Seul e Pyongyang tomou um novo rumo para um cenário de distensão.

247, com Prensa Latina

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo