GERAL

Presidente de Honduras assume novo mandato em meio a protestos

Juan Orlando HernándezO presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, assumiu neste sábado um novo mandato de quatro anos, depois de uma polêmica reeleição em novembro, em meio a denúncias de fraude pela oposição e protestos.

Hernández, um advogado conservador aliado aos Estados Unidos, deve governar em um ambiente de alta tensão devido às ameaças da oposição de que seguirá indo às ruas protestar.

A vitória apertada de Hernández por 1,53 por cento dos votos foi reconhecida em grande parte da comunidade internacional, incluindo México e Washington, apesar de a Organização dos Estados Americanos (OEA) ter declarado ser impossível ter certeza sobre o resultado e recomendou novas eleições.

A cerca de quatro quilômetros do estádio onde Hernández tomou posse para assumir seu segundo mandato consecutivo, manifestantes jogavam pedras contra militares e policiais, querespondiam com gás lacrimogênios para dispersar a marcha.

A manifestação era comandada pelo ex-candidato daoposição Salvador Nasralla, um apresentador detevê, e seu aliado, o ex-presidente de esquerda Manuel Zelaya.

Hernández, de 49 anos, tomou posse em uma cerimônia curta em um estádio de Tegucigalpa e prometeu “reconciliação”.

“Quero agradecer aos hondurenhos, e não importa em quem votaram. Meu compromisso é trabalhar para todos”, disse durante o primeiro discurso como presidente reeleito.

“Me comprometo a realizar um processo de reconciliação entretodos os hondurenhos”, acrescentou.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo