Presidência do PT terá disputa acirrada na Paraíba

levantado cracháO novo presidente e membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba serão eleitos (de forma indireta) neste sábado, 06, durante encontro de delegados do partido, que ocorrerá no Hotel Ouro Branco, na orla de Tamba, em João Pessoa. O evento ocorre em meio a uma série de denúncias mútuas de fraudes entre as principais correntes internas que disputam o comando da legenda no Estado. Marenilson Batista, representante do movimento Muda PT, e Jackson Macêdo, ligado à tendência CNB, são os principais antagonistas da disputa.

240 delegados, eleitos no mês passado, compondo sete chapas que disputaram o Processo de Eleições Diretas (PED), definirão o futuro da legenda durante o Encontro Estadual amanhã. Durante a realização do PED, integrantes do Muda PT denunciaram uma série de irregularidades, como o transporte em massa de eleitores, inclusive no segundo turno do processo ocorrido em Campina Grande no último dia 30, com apoio da Prefeitura local.

Lideranças do Muda PT também apontam desvios éticos, como o fato de o atual secretário de organização do partido, Jackson Macêdo, candidato a presidente, ter coordenado todo o processo eleitoral interno, manipulando informações. O agrupamento que Macêdo representa, e que domina a legenda há vários anos também na Paraíba, é acusado ainda de dificultar a transparência contábil da entidade, facilitando benefícios individuais para algumas lideranças do CNB.

Sob acusação de fraude em listas de votação em alguns municípios paraibanos, o Muda PT, por sua vez alega que as denúncias são infundadas e que a intenção dos adversários foi, tão somente, impugnar as urnas votações nos municípios onde o movimento possui larga vantagem de apoiadores, como Bayeux.

Judicialização

 Mesmo com toda a troca de acusações e os ânimos acirrados, de ambas as partes, a eleição da Presidência e do Colegiado Executivo do PT na Paraíba deverá ocorrer sem maiores intercorrências neste sábado. Em paralelo, o Muda PT já solicitou a intervenção da Justiça contra a impugnação de algumas votações municipais. A judicialização do PED poderá interferir diretamente na eleição para escolha da nova direção do partido e as demandas jurídicas poderão se arrastar por vários meses ainda.

O evento deste sábado vai definir ainda as principais diretrizes táticas e estratégias para o PT paraibano. Os segmentos internos disputarão também as chamadas “teses”, que foram apresentadas para o debate durante o encontro. Novos agrupamentos, surgidos mais recentemente dentro do partido, como PT Orgânico, defendem, por exemplo, que o partido volte a utilizar, por base, o conceito gramisciano de organicidade ao propor a tarefa de recuperação ideológica do PT, alicerçando-nos nos ideais que fizeram do partido uma referência de organização popular, socialista, democrática e inclusiva no Brasil, na América Latina e no mundo.

“O PT Orgânico é aquele que não permite que se reproduza em suas relações internas modelos de um poder dominador, hierarquizado e excludente. Um dos antídotos metodológicos a ser adotado tem por base as conceituações sobre os processos de formação da hegemonia numa contemporaneidade onde o Estado foi transformado tão somente numa instância diferenciada de governança do capital”, defende o ativista Dalmo Oliveira, candidato a vereador em João Pessoa na eleição de 2016.

Os agrupamentos que compõem o Muda PT têm consenso em devolver ao partido modelos de gestão participativa, de co-habitação colegiada e modelos de decisão horizontalizados. Defendem o estímulo à proliferação de núcleos, e de novos setoriais. Defende também que o partido deve instituir mecanismos de controle social, principalmente sobre as finanças do partido, fortalecendo a transparência e democratizando decisões sobre a aplicação dos recursos arrecadados. “As instâncias diretivas precisam estar subordinadas a conselhos gestores constituídos democraticamente, da base para o topo administrativo”, defende Oliveira.

DPB com Dalmo Oliveira

 

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo