Prefeitura promove mais uma edição do “Brincar e Ser Feliz” no Dia das Crianças

dia da criançaA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece uma vasta programação neste domingo (12), a partir das 8h, para marcar o Dia das Crianças. As atividades, que atendem a todos os gostos, acontecem no Parque Arruda Câmara (Bica), Estação Cabo Branco e na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, com o evento “Brincar e Ser Feliz”, que terá a Trupe Imaginart e o Grupo Agitada Gang como atrações, além de brinquedos mecânicos, infláveis, camas elásticas e lanches, tudo gratuito.

O evento “Brincar e Ser Feliz” acontece a partir das 14h até as 18h30, na Avenida Getúlio Vargas (perto da 1ª Igreja Batista). Ao longo da avenida, serão oferecidas oficinas para as crianças de pintura artística, artes circenses, grafite, percussão, contação de histórias e capoeira, além de teatrinho e brincadeiras populares realizadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e pela equipe do Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva.

Visando a segurança das crianças, o acesso aos brinquedos será feito com a presença de um responsável. O acesso será livre para os 40 brinquedos infláveis, câma elástica, pula-pula e os 15 brinquedos mecânicos. Também serão distribuídos 30 mil brindes, lanches, água e gelados.

Para ter acesso ao local, a PMJP irá fornecer 50 ônibus para a ida e volta das famílias vindas das comunidades, e na área da segurança atuam 600 homens e mulheres da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O Samu comparece com uma equipe de socorristas. Uma bateria de banheiros químicos infantis e adultos ficará disponível para os participantes.

Bica – O primeiro local que abre suas portas para receber as famílias que queiram comemorar o Dia das Crianças com tranquilidade e diversão é o Parque Arruda Câmara. O espaço funciona das 8h às 16h e, neste domingo (12), a entrada é gratuita para crianças de até dez anos de idade.

O espaço passou por um processo de recuperação das áreas de jardins, podas das árvores e pintura dos prédios, além da sinalização de todo o Parque para melhorar o acesso dos visitantes. No espaço de 26,4 hectares, as crianças poderão interagir com a natureza através dos espaços de Mata Atlântica composto por árvores de pau-brasil, jenipapeiro, ipê-amarelo, ingazeiro e cássia rosa. Quanto à fauna, moram na Bica cerca de 500 animais, entre exóticos e silvestres. O destaque principal é a elefanta Lady, mas também é possível ver jacarés, lontra, leão, araras e macacos, entre outros.

No ambiente também é possível fazer um piquenique, usufruir do trenzinho, pedalinhos e do playground. Para a alimentação existe uma área com várias lanchonetes. A direção da Bica fez o recadastramento dos ambulantes que trabalham no interior do parque com a venda de pipoca, algodão doce e outras guloseimas.

Estarão trabalhando no local cerca de 100 pessoas, entre funcionários e voluntários, além de homens e mulheres da Guarda Municipal e do Grupo de Apoio e Defesa Intensa (Gadi).

Estação Cabo Branco – Para os pais que quiserem levar seus filhos para um espaço com atividades lúdicas, artísticas, recreativas, de aventura, oficinas e espetáculos, a opção é a Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes.

O domingo será o último dia da Semana da Criança e, a partir das 9h, já será possível conferir a programação feita especialmente para elas. No segundo pavimento da Torre Mirante foi montado um lounge de leitura, e lá também acontecem oficinas de pintura, teatro, contação de história, quadrinização, brinquedos populares, percussão, flauta, violão e dança.

A partir das 9h é possível fazer a observação do sol na rampa da Torre Mirante, e a visitação ao planetário no terceiro pavimento. Todo o percurso é acompanhado pelo professor de astronomia Marcos Jerônimo.

Pela manhã e à tarde, os arte-educadores do Projeto Ciranda Curricular da Sedec oferecem oficinas de artes e educação nas salas de convenções I e II e na sala de práticas educacionais, vizinha ao estacionamento. As oficinas acontecem em duas sessões, das 9h30 às 10h30 (manhã) e das 14h às 15h30 (tarde).

Para as crianças que queiram conhecer mais sobre a arte circense, das 10h às 18h é a vez da “Oficina de Técnica Circense”, com as técnicas de tecido, slack line e malabares. No caso daqueles que gostam de cinema, às 16h, no Mini auditório I, acontece a exibição do filme “UP – Altas Aventuras”.

Ainda no horário da tarde, às 16h, a animação fica por conta de um show de mágica, pirofagia, clow (com os Doutores da Alegria), brincadeiras e distribuição de brindes, além da presença da Turma do Castelo Encantado.

Fechando o dia, a Orquestra Sinfônica Infantil do Estado faz uma apresentação especial, a partir das 18h, no auditório da Estação Cabo Branco, com entrada gratuita. No repertório, estão canções com temas infantis, e as crianças vão tocar os instrumentos.

Criada em 1966, pela professora Isabel Burity, atualmente o grupo é coordenado pela Regente Norma Romano. A orquestra é formada por 40 crianças entre 5 e 14 anos, e conta a equipe de apoio formada pelos professores Marina Zenaide, Juliana Mendonça e Francieudo Torres, responsáveis pelas cordas, Gustavo Miranda na percussão e Gustavo de Paco de Gea, responsável pelos sopros.

Programação
Parque Arruda Câmara – Bica
Av Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Róger
Horário de funcionamento: 8h às 16h
Entrada: R$ 1 por pessoa. Gratuito para crianças de até dez anos de idade
Contato: 3218-9710 ou 8654-3126

Serviços oferecidos:
– Contato com a flora original da Mata Atlântica;
– Contato com cerca de 500 animais exóticos e silvestres;
– Passeios de trenzinho e pedalinhos instalados no lago;
– Espaço para piquenique;
– Playground;
– Lanchonetes e vendedores ambulantes distribuídos pelo parque;
– Banheiros;
– Estacionamento.

Semana da Criança
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Horário de funcionamento: 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Contato: 3214-8303 ou 3241-8270

2º Pavimento
Horário: 10h às 17h
Espaço Crescer – Atividades Lúdicas: Oficina de pintura, teatro, contação de histórias, quadrinização, brincadeiras populares, percussão, flauta, violão e dança.

Lounge de Leitura
Horário: 10h às 12h / 14h às 17h
Pintura artística com Renata Cavalcante, Beatriz Meirelles, Weverton Diniz e Isabela Batista.

Área Externa
Horário: 10h às 16h
Atividades recreativas: Meditação e Quebra-panelas

Mini Auditório I (Estação das Artes)
Horário: 16h
Estacine Kids com o filme “UP – Altas Aventuras

Anfiteatro
Horário: 16h
Show de Mágicas, Pirofagia, Clows com os Drs da Alegria, brincadeiras, distribuição de brindes e a Turma do Castelo Encantado.

Área Externa (próximo ao Caminho do Conhecimento)
Horário: 10h às 18h
Oficina de Técnica Circense de tecido , slack line e malabares.

Auditório
Horário: 18h
Apresentação da Orquestra Sinfônica Infantil do Estado.

Brincar e Ser Feliz
Local: Avenida Getúlio Vargas (imediações da 1ª Igreja Batista)
Horário: 14h às 18h30
Entrada: Gratuita

Serviços oferecidos:
– Animação com a Trupe Imaginart e o Grupo da Agitada Gang;
– 40 brinquedos infláveis, cama elástica, pula-pula e 15 brinquedos mecânicos;
– Distribuição de 30 mil brindes, lanches, águas e gelados;
– Tendas de informações;
– Pintura artística em rosto, pintura artística, artes circenses, grafite, percussão, contação de histórias, capoeira, teatrinho e brincadeiras populares;

Secom-JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo