JOÃO PESSOA

Corpo de Bombeiros soma 298 atendimentos de prevenção ou emergência na Romaria da Penha

emergência na Romaria da PenhaO Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou 298 atendimentos durante a procissão de Nossa Senhora da Penha, que aconteceu neste sábado (24) e domingo (25), na Capital. A maioria deles, no entanto, foi de natureza preventiva – não sendo registradas ocorrências de maior gravidade. Um total de 194 bombeiros, apoiados por 29 viaturas, integrou o esquema de segurança montado exclusivamente para o evento.

Segundo o comandante da operação, coronel Keoma do Nascimento, do total de ações da corporação, 220 foi de cunho preventivo, incluindo informações, advertências e principalmente distribuição de pulseiras de identificação para crianças. Na parte operacional, foram registrados, sobretudo, casos clínicos de pessoas que passaram mal devido à fadiga.

“A operação foi tranquila, saindo conforme o planejado. As ocorrências foram corriqueiras por causa do cansaço diante do grande percurso feito pelos romeiros. Então foi uma demanda já esperada”, comentou o oficial. Ele contou, ainda, que os bombeiros combateram um incêndio de pequenas proporções que atingiu uma vegetação na Penha e que foi visualizado pelos fiéis. “Como estávamos com uma viatura fazendo ponto base no local, a resposta foi rápido e o fogo logo extinto”.

O plano – O esquema preventivo do Corpo de Bombeiros na romaria da Penha contou com a distribuição de efetivo e viaturas de modalidades diversas em pontos estratégicos ao longo do percurso. Entre as guarnições empregadas estavam as de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar; além de duas embarcações para a prevenção a afogamentos na orla da Penha, juntamente com guarda-vidas.

Também foram instaladas sete tendas ao longo do percurso para atendimento da população, bem como apoio para o efetivo empregado, e Postos de Observação, que são estruturas mais elevadas que facilitam a visualização da multidão. Neles, foram escalados bombeiros equipados com extintores de incêndios e equipamentos de primeiros socorros.

Secom-PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo