emergência na Romaria da PenhaO Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou 298 atendimentos durante a procissão de Nossa Senhora da Penha, que aconteceu neste sábado (24) e domingo (25), na Capital. A maioria deles, no entanto, foi de natureza preventiva – não sendo registradas ocorrências de maior gravidade. Um total de 194 bombeiros, apoiados por 29 viaturas, integrou o esquema de segurança montado exclusivamente para o evento.

Segundo o comandante da operação, coronel Keoma do Nascimento, do total de ações da corporação, 220 foi de cunho preventivo, incluindo informações, advertências e principalmente distribuição de pulseiras de identificação para crianças. Na parte operacional, foram registrados, sobretudo, casos clínicos de pessoas que passaram mal devido à fadiga.

“A operação foi tranquila, saindo conforme o planejado. As ocorrências foram corriqueiras por causa do cansaço diante do grande percurso feito pelos romeiros. Então foi uma demanda já esperada”, comentou o oficial. Ele contou, ainda, que os bombeiros combateram um incêndio de pequenas proporções que atingiu uma vegetação na Penha e que foi visualizado pelos fiéis. “Como estávamos com uma viatura fazendo ponto base no local, a resposta foi rápido e o fogo logo extinto”.

O plano – O esquema preventivo do Corpo de Bombeiros na romaria da Penha contou com a distribuição de efetivo e viaturas de modalidades diversas em pontos estratégicos ao longo do percurso. Entre as guarnições empregadas estavam as de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar; além de duas embarcações para a prevenção a afogamentos na orla da Penha, juntamente com guarda-vidas.

Também foram instaladas sete tendas ao longo do percurso para atendimento da população, bem como apoio para o efetivo empregado, e Postos de Observação, que são estruturas mais elevadas que facilitam a visualização da multidão. Neles, foram escalados bombeiros equipados com extintores de incêndios e equipamentos de primeiros socorros.

Secom-PB

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO