JOÃO PESSOA

Preço da gasolina aumenta em JP e Procon investiga abuso; postos podem ser autuados

Condutores de veículos movidos à gasolina tiveram uma surpresa negativa ao abastecer na manhã desta segunda-feira (28), diversos postos apresentaram aumentos no preço do combustível, sem que tenha havido reajuste por parte da Petrobras.

Além disso, vários postos também apresentaram o mesmo valor, o que causou desconfiança.

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, afirmou que foi pego de surpresa com esse aumento. Ele citou que não houve aumento na Petrobrás e destacou que o órgão vai fazer o que é de praxe: fiscalizar os postos e notas fiscais para verificar se houve um aumento fora do padrão, através de especulação de mercado.

Renê lembrou que a questão do preço mudar simultâneamente pode acontecer por ter postos que integram uma rede com o mesmo dano, porém isso também será investigado pois um aumento em rede pode maquiar uma informação.

“Se não houve nenhum aumento da Petrobras, vamos verificar se houve aumento considerado abusivo pelas regras legais. O mercado é livre, mas monitoramos para evitar abuso”, disse.

Caso identificada alguma irregularidade, o posto pode ser autuado. “As autuações do Procon não são baratas, mas tudo vai ser averiguado depois que analisar as notas fiscais, amanhã as equipes vão para a rua solicitando as notas fiscais nos postos que já identificamos e nos demais iremos realizar uma pesquisa”, afirmou.

Até a quarta-feira (30) já deve estar disponível para o consumidor uma nova pesquisa de preços com mais de 100 postos, garantiu.

Paraíba

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo