GERAL

Pré-candidato a vereador de Bayeux defende uma maior atuação da ação social no município

Geraldo Medeiros, pré-candidato a vereador de Bayeux, defende uma maior atuação da ação social do município na assistência aos necessitados que não possuem documentos e, consequentemente, não conseguem trabalho e ficam excluídos dos benefícios sociais

Nossa cidade tem muitas pessoas sem documentos, muitas nunca tiveram. Há casos em que um cidadão humilde, já acomodado diante das tantas derrotas que a vida lhe impõe, fragilizado com a situação, não tem conhecimento e nem forças para resolver a situação e quando procura um serviço público competente, é tratado mal, não tem a devida orientação, e desiste de correr atrás, de melhorar de vida. Essas pessoas não vivem a vida, elas sobrevivem, então, quando eles desistem dos documentos, eles desistem de viver, aceitando apenas sobreviver, e quem sobrevive, age mais por extinto que pela razão, mas esta questão de viver e sobreviver é assunto para outro artigo.

Os casos da falta de documentos são inúmeros e a gestão da ação social no município volta sua atenção para outras ações, deixando de dar atenção às demandas documentais, algo tão essencial, que poderia tirar pessoas da situação de necessidade.

Tais demandas requerem atuação diversa, complexas, conforme o caso, podendo ser resolvida com um simples ofício, ou mesmo através de ação judicial.

Quando se trata de uma 2ª via de certidão de nascimento, há cartório que exige apenas um simples oficio do município, já outros exigem uma requisição judicial, mas quando é caso de pessoa não registrada, é necessária decisão judicial através de processo.

Geraldo Medeiros relata que já pegou um caso no qual o cartório fechou, os livros foram transferidos para outro cartório, que não encontrou o livro onde deveria estar registrado o cidadão que requeria. Neste caso foi preciso um processo judicial, aberto através de defensor público, que ainda não foi resolvido por causa da pandemia.

Também inclui neste serviço proposto, que a assistência social facilite o casamento para as pessoas que vivem juntos, a taxa de casamento civil e as certidões custam em torno de R$ 500,00, inviável para quem mal consegue a própria subsistência, bem como dê a assistência possível para os que pretendem se divorciar, regularizando o estado civil destas pessoas.

No final do ano passado, Geraldo Medeiros ajudou vários casais carentes a conseguir gratuidade para casar, inclusive organizou uma festa de casamento coletiva. Esta tipo de ação tem suma importância na vida social dos casais, já que melhora a auto estima do casal, a partir do momento que podem dizer que são casados, facilita para adquirir financiamento de imóveis pela Caixa econômica Federal, uma vez que, para composição da renda, com o casamento, será considerada a renda do casal, e ainda, quando o casal frequenta igreja, dependendo da crença, os que vivem juntos sem casar não podem ceiar, após casados passam a poder (isto, para os religiosos, é muito importante).

Além dos casos relatados, este serviço pode constituir um núcleo na assistência social, devendo auxiliar na obtenção dos documentos em geral, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Alistamento Militar, Título de Eleitor, e outros que as necessidades sociais requeiram.

Devido ao estado de vulnerabilidade destas pessoas, muitos têm receio de procurar os órgãos competentes, por diversas razões, alguns não possuem sequer uma calça para poder entrar num fórum, Geraldo defende que a assistência social não espere ser procurada por essas pessoas, mas que vá atrás, localize, pegue pela mão, resolva os problemas documentais, e as inclua no mercado de trabalho e nos benefícios que decorrem da necessidade de cada um.

Assista abaixo vídeo com proposta do pré-candidato Geraldo Medeiros:

[KGVID]https://diariopb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/3-Watch-_-Facebook1.mp4[/KGVID]

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo