GERAL

Praça das Muriçocas ganha monumento do artista plástico Wilson Figueiredo

esculturaA Praça Tito Silva é um ponto especial para os moradores do Miramar. O espaço é local de concentração para um dos maiores blocos pré-carnavalesco do Brasil, as “Muriçocas do Miramar”, o que torna o bairro uma referência quando o assunto é carnaval. Desde a última quinta-feira (7), a Praça ganhou um novo marco, uma das novidades do projeto de revitalização desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Obra do artista plástico paraibano Wilson Figueiredo, a escultura “Asas da Alegria” será responsável por manter o espírito da festa durante o ano inteiro.

A escultura é a representação de uma muriçoca com 4,2 metros de altura, feita com barras e placas de ferro de seis e oito milímetros. De acordo com Wilson Figueiredo, a obra precisou de um mês de trabalho para ficar pronta e chega a pesar 750 kg. “Como se trata do fantasioso, do carnavalesco, pensamos em brincar com as dimensões, mas tomamos cuidado para não atrapalhar o espaço de circulação, que é um dos diferenciais do projeto”, explicou o criador.

Wilson contou que ficou muito feliz com o convite da PMJP para desenvolver o projeto, principalmente por ser um folião do bloco. “Recebi este chamado com muita honra e muito orgulho. Imagina um artista com tão pouca vivência artística poder deixar uma obra em um espaço tão relevante. Com certeza premia a minha carreira. Fiquei muito feliz em colaborar com o projeto”.

O novo monumento foi aprovado pela população. De acordo com a moradora Cristina Mendonça, a obra traz ainda mais importância para a Praça. “A reforma ficou muito bonita e a nova Praça merecia um monumento à sua altura. As Muriçocas são o símbolo do nosso bairro e acho que elas estão muito bem representadas na escultura”, opinou.

O artista – Wilson Figueiredo começou a trabalhar nas artes plásticas no ano de 2006, por isso ainda se considera um novato no meio artístico. No começo, ele se notabilizou pela criação da técnica de arame sobre tela, o que garante um efeito tridimensional às peças com a utilização da iluminação.

“A afinidade com o material me trouxe a vontade de testar novos formatos e foi aí que comecei a elaborar esculturas maiores com chapas de ferro e parafusos”, explicou. Wilson possui peças simbólicas espalhadas por diversas áreas da Capital. Algumas delas são o “Cavaleiro Alado”, localizado no girador entre a UFPB e o bairro dos Bancários, “O Bem do Mar”, em frente à PBTur; e o “Samurai”, na Avenida Marcionila da Conceição, no Cabo Branco.

Praça – A Praça das Muriçocas foi totalmente reformada e remodelada dentro do projeto urbanístico da Prefeitura da Capital. O espaço recebeu novos bancos de alvenaria e concreto armado, rampas de acessibilidade e um novo projeto de paisagismo.

Outra mudança aconteceu com o antigo quiosque, que foi realocado do centro para uma das extremidades da praça, liberando o pátio central. Um destaque da obra é a nova iluminação e o novo piso, dessa vez em bloco de concreto intertravado colorido.

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo