SAÚDE

Por que a Dipirona é liberada no Brasil e proibida nos Estados Unidos?

A dipirona, também conhecida como metamizol, é um medicamento amplamente utilizado em diversos países para o alívio da dor e redução da febre. No entanto, enquanto é prontamente disponível nas prateleiras das farmácias brasileiras, nos Estados Unidos sua venda é proibida. Mas por que essa disparidade regulatória entre dois países tão influentes no cenário mundial da saúde?

A História da Dipirona:

A dipirona foi sintetizada pela primeira vez na Alemanha no final do século XIX e rapidamente se tornou um dos analgésicos mais prescritos em todo o mundo. Sua eficácia no alívio da dor e redução da febre a tornou um medicamento popular em diversos países, incluindo o Brasil.

Razões para a Proibição nos Estados Unidos:

  1. Risco de Agranulocitose: Uma das principais razões para a proibição nos Estados Unidos é o risco associado de agranulocitose, uma condição caracterizada pela redução significativa no número de glóbulos brancos, aumentando assim a suscetibilidade a infecções graves. Embora seja uma reação rara, os órgãos reguladores dos EUA, como a Food and Drug Administration (FDA), consideraram que os potenciais riscos superavam os benefícios terapêuticos da dipirona.
  2. Disponibilidade de Alternativas: Nos Estados Unidos, existem muitos outros analgésicos e antipiréticos disponíveis no mercado que são considerados seguros e eficazes. Portanto, a proibição da dipirona não representou uma lacuna significativa no tratamento da dor e febre.
  3. Precaução Regulatória: A FDA adota uma abordagem de precaução em relação aos medicamentos, especialmente quando há preocupações com possíveis efeitos adversos graves. A dipirona foi considerada mais arriscada do que outros medicamentos disponíveis para tratamento semelhante.

Por que é Liberada no Brasil?

  1. Histórico de Uso Seguro: A dipirona tem sido utilizada no Brasil por décadas e é considerada segura quando administrada corretamente. Seus benefícios terapêuticos são reconhecidos e amplamente utilizados na prática médica.
  2. Custo e Acesso: A dipirona é um medicamento de baixo custo e acessível, o que a torna uma opção atraente em um país onde o acesso a cuidados de saúde pode ser um desafio para muitos.
  3. Regulação Diferenciada: Os órgãos reguladores de saúde brasileiros, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), têm suas próprias avaliações de segurança e eficácia de medicamentos. A dipirona passou por avaliações que a consideraram segura para uso no Brasil.

A diferença na regulamentação da dipirona entre o Brasil e os Estados Unidos reflete as diferentes abordagens regulatórias e os padrões de segurança adotados por cada país. Enquanto o Brasil optou por manter a dipirona disponível devido ao seu histórico de uso seguro e sua importância no acesso aos cuidados de saúde, os Estados Unidos adotaram uma postura mais cautelosa devido a preocupações com possíveis efeitos adversos.

Por Sérgio Ricardo

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo