JUSTIÇA

PF prende general do Exército e avança em uma nova frente de desgaste que faz lembrar o México

O general Carlos Alberto Mansur é um general de três estrelas, um oficial que escolheu a Arma da Artilharia quando estava na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman)

O general Carlos Alberto Mansur, ex-secretário da Segurança Pública do Amazonas, foi preso depois que policiais encontraram uma arma ilegal no imóvel em solo amazonense. Investigadores queriam saber se na residência eles poderiam encontrar provas de extorsões a garimpeiros ilegais de ouro e outros metais preciosos. Também procuravam armas, dinheiro e documentos.

De acordo com a coluna de Marcelo Godoy, Mansur é um general de três estrelas, um oficial que escolheu a Arma da Artilharia quando estava na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e que saiu aspirante em 1983. É um oficial general contemporâneo de academia de todo o Alto Comando do Exército.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), demitiu o subordinado na noite da terça-feira. Preso, o general pagou fiança e foi posto em liberdade.

A chegada de Mansur ocorreu após a presença de militares no combate ao crime organizado na América Latina já se havia tornado comum entre os anos 1980 e 1990. No México, por exemplo, a prisão do general Salvador Cienfuegos, ex-ministro da Defesa do México, pela Drug Enforcement Agency (DEA, a agência antidrogas americana), em 15 de outubro de 2020, em Los Angeles (EUA).

A prisão de Cienfuegos provocou uma crise diplomática que terminou em 2021 com a retirada das acusações contra o general. No Amazonas, as investigações contra o general Mansur começaram com a verificação de informações de que seu filho Victor Mansur estaria envolvido em roubos de carregamento de ouro e pagamentos de propinas.

Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo