JUSTIÇA

PF: Bolsonaro recebeu pelo menos 18 presentes de alto valor de autoridades estrangeiras

Investigadores têm detalhes sobre 9.158 itens que Jair Bolsonaro ganhou em quatro anos. A lista, em poder da PF, é do Gabinete de Documentação Histórica da Presidência

A Polícia Federal (PF) disse que o número de presentes de valor alto recebidos por Jair Bolsonaro (PL) de autoridades estrangeiras é maior do que se sabia até agora. Foram pelo menos 18, informou a corporação. A lista de presentes recebidos pelo ex-chefe do Executivo federal está em um documento de 1.909 páginas. A relação completa de presentes traz detalhes sobre 9.158 itens que Jair Bolsonaro ganhou durante os quatro anos de mandato. São objetos variados, que vão desde bonés e camisetas a objetos de valores altos, como relógios, joias e esculturas. A informação foi publicada nesta quinta-feira (31) pelo Jornal Nacional

O inventário foi organizado pelo então Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República. A lista está anexada ao inquérito aberto pela Polícia Federal no estado de São Paulo para investigar as joias que o governo da Arábia Saudita entregou ao ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.

Também aparecem objetos que, segundo a própria lista, foram solicitados por Bolsonaro antes de passar pelo GADH, o Gabinete Adjunto de Documentação Histórica – setor que determina o destino de cada presente. Entre eles estão facas, taças e uma caneta da marca Mont Blanc, edição especial Walt Disney.

De acordo com as investigações, o irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Diego Torres Dourado, entregou ao tenente-coronel Mauro Cid uma mala com esculturas recebidas por Bolsonaro do reino do Bahrein. Por lei, presentes recebidos por governos de outros países devem pertencer ao Estado brasileiro, e não podem ser incorporados a patrimônio pessoal.

Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo