Petrobras anuncia mais um aumento no gás de cozinha
A Petrobras anunciou nesta quarta-feira aumento de 4,4% no preço médio do gás de cozinha. A partir desta quinta-feira, o preço do botijão de 13 quilos vai custar R$ 23,10 nas refinarias. O último reajuste foi no dia 05 de abril, quando preço médio nas refinarias era de R$ 22,13.
O gás de cozinha vendido nas refinarias às distribuidoras para botijões de 13 quilos é chamado tecnicamente de gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial ou P-13.
O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora impostos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização, como distribuidores e revendedores.
O gás de cozinha para ser comercializado em botijões de 13 quilos tem o preço de venda formado pela média das cotações dos gases butano e do propano no mercado europeu, mais uma margem de 5%. Os reajustes passaram a ser trimestrais a partir de janeiro de 2018.
O DIA