Cuba tem uma cidade inteira que se veste de verde e amarelo para torcer pelo Brasil

Cuba tem uma cidadeCuba – Enquanto a chuva cai em Bauta, na periferia da capital Havana, raios geram interferência na imagem da velha TV de tubo chinesa, da marca Panda. Mas pouco importa. Quando sai o gol do Brasil, os moradores da cidade vibram de alegria.

A única vez que Cuba esteve em um Mundial de futebol foi em 1938. Por isso, a cada torneio o país escolhe por qual seleção vai torcer, mas isso não acontece nessa cidade em que em toda Copa do Mundo o coração de seus 50 mil habitantes é verde e amarelo.

As ruas de Bauta são enfeitadas com bandeiras que proclamam “Ordem e Progresso” e os jogos são transmitidos no teatro do povoado. Quem não consegue entrada para assistir no telão se reúne em casa com os amigos para acompanhar a Seleção canarinho.

O narrador esportivo da ‘Tele Rebelde’ deixa bem claro durante a transmissão do jogo: o Brasil é o país que mais torcedores tem em Cuba. “Isso nasceu em 2006. Toda vez que o Brasil joga, pintamos tudo de verde e amarelo. Os rapazes pintam os cabelos. Os cubanos se identificam muito com os brasileiros, o samba, o ritmo, a raça. Somos cubanos, somos latinos, somos Brasil”, afirma Alberto Izquierdo, um morador de 65 anos.

Junto com outros vizinhos, Albertinho como está escrito em sua camisa convidou os brasileiros residentes em Havana para ver a partida em sua casa um boneco de Ronaldinho Gaúcho foi colado em cima da TV para dar sorte. A torcida é embalada por gritos entusiasmados, música e muita dança. “Estou muito emocionado. Fomos acolhidos de forma tão carinhosa. Me disseram que Bauta era a cidade mais brasileira de Cuba. Eu não conhecia. E vou voltar. Estou em casa. Eles nos trouxeram boa sorte. Ganhamos e jogamos bem”, comenta o embaixador Antonio Alves Júnior, chefe da missão diplomática do Brasil em Cuba.

O beisebol é o esporte nacional de Cuba, que também adora basquete e boxe. Mas o futebol foi aos poucos ganhando espaço e os cubanos passaram a torcer pelas grandes seleções. Alemanha e Argentina lideravam as preferências nos anos 1990. Mas, com a globalização, a ilha comunista foi se adaptando. Atualmente, a TV cubana transmite em sinal aberto e ao vivo as partidas da Liga Espanhola e da Bundesliga ou a Liga de Campeões.

É comum ver pelas ruas os cubanos usando camisas do Barcelona ou do Real Madrid, debatendo apaixonadamente as partidas nas praças. Quando falam de futebol, parecem se sentir embaixadores da equipe para a qual torcem. “Somos fãs do Brasil. Vamos ganhar. A Alemanha já se foi. É um a menos. Cuba inteira apoia o Brasil e estamos com eles”, diz María Esther Ríos, de 55 anos.

Junto com sua família, no teatro da cidade, agitam bandeiras, gritam e tocam vuvuzelas para comemorar os gols dos meninos de Tite. Torcedores com camisas de Neymar, Paulinho ou Casemiro se espremem diante dos antigos televisores ou “bundudas”, como as televisões são chamadas na ilha por causa de sua parte traseira.

Partida decidida. O jogo acaba e a comemoração começa. Um grupo de cubanas usando camisas da seleção brasileira sobe em um Chevrolet conversível de 1957 e começa a tirar as selfies de praxe. Atrás, um caminhão também dos anos 1950 completa a caravana lotado de torcedores.

Não há fogos de artifício, mas quando o motorista acelera, o velho motor providencia as explosões e a fumaça típicas que não atrapalham em nada o festejo de uma cidade que já se prepara para as quartas de final do Mundial.

O DIA

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo