Patmos Editora lança HQ de Sivuca na Usina Cultural Energisa

HQ sivucaA Patmos Editora e a Energisa promovem às 19h desta quarta-feira, 25, na Sala Vladimir Carvalho, da Usina Cultural, o lançamento do novo título da Coleção Primeira Leitura: Sivuca em Quadrinhos, que tem roteiro de Otávio Sitônio Pinto e ilustrações de Val Fonseca. É o 18º volume da coleção que se transformou em um dos maiores sucessos do mercado editorial da Paraíba desde a HQ dedicada ao poeta Augusto dos Anjos. A iniciativa se deve ao fundador da Patmos, Carlos Roberto de Oliveira, que a considerava uma das suas principais criações e que hoje é importante legado do seu trabalho como editor.

O personagem na nova HQ da parceria Patmos-Energisa, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, nasceu em Itabaiana (PB) e virou cidadão do mundo ao projetar-se internacionalmente como instrumentista, além de compositor e arranjador. Celebrizado como acordeonista, foi também exímio violonista e dominava ainda outros instrumentos, tendo acompanhado cantores estrangeiros famosos como a sul-africana Miriam Makeba e o norte-americano Harry Belafonte, com os quais fez memoráveis excursões pelos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Sivuca morou (e trabalhou) por vários anos em Nova Iorque (EUA) e também passou longas temporadas em Portugal e na França, sempre cortejado como músico de primeira grandeza. Casou-se com a médica, cantora e compositora paraibana Glória Gadelha, sua parceira em canções que se tornaram clássicos da Música Popular Brasileira, como a fenomenal “Feira de Mangaio”, considerada uma das mais tocadas no país em todos os tempos.

A vida e a obra de Sivuca compõem um rico painel sobre a evolução e a internacionalização da MPB, tema que Sitônio Pinto desenvolve com maestria para as ilustrações de Val Fonseca. O lançamento da mais recente HQ da Patmos Editora terá entrada gratuita na Usina Cultural Energisa.

DIÁRIOPB com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo