JUSTIÇA

Pastor evangélico é alvo de operação policial por golpe de pirâmide de criptomoedas

Pastor evangélico Fabrício Vasconcelos Nogueira, que captava clientes para o golpe e atuava como trader, costumava ostentar riqueza, com viagens e trocas constantes de carros

Lucas Gabriel Marins, Infomoney – Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil deflagraram na manhã desta quarta-feira (25) uma operação contra uma quadrilha acusada de prática de pirâmide financeira com criptomoedas.

O esquema, segundo o MPRJ, captava dinheiro das vítimas e prometia retornos financeiros de 15% a 30% ao mês por meio de investimentos em criptoativos, algo atípico no mercado de renda variável. Pouco mais de 40 pessoas foram lesadas.

Por meio da operação, batizada de “Príncipe do Bitcoin”, os agentes cumpriram quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão no município de Campos dos Goytacazes, na região Norte do Rio de Janeiro, em endereços de cinco integrantes do grupo

Um dos alvos foi o pastor evangélico Fabrício Vasconcelos Nogueira, que captava clientes para o golpe e atuava como trader, investindo ilegalmente o dinheiro das pessoas. Segundo o MPRJ, ele costumava ostentar riqueza, com viagens e trocas constantes de carros, para atrair vítimas.

Também faziam parte da pirâmide financeira Gilson André Braga dos Santos, Ana Claudia Carvalho Contildes, Gilson Ramos Vianna e Ana Paula Contildes.

De acordo com as denúncias, a quadrilha agia desde o ano de 2016 por meio de uma empresa chamada A.C Consultoria e Gerenciamento Eireli. Nos últimos cinco anos, esquemas ponzi com criptomoedas causaram perda de R$ 40 bilhões a 4 milhões de brasileiros.

A 2ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes determinou o bloqueio de valores dos denunciados, até o valor de R$ 1,9 milhão, incluindo criptoativos e moedas estrangeiras.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo