Paralimpíada começa nesta quarta no Rio, com tour da tocha e abertura

BoulevardDepois de pouco mais de duas semanas de intervalo, o Rio volta nesta terça-feira (7) a ficar imerso no clima esportivo. A tocha paralímpica percorre os últimos trajetos até o Maracanã, que recebe, a partir das 18h15, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos.

Antes de chegar ao estádio, a chama paralímpica vai percorrer grande parte da orla carioca. O revezamento terá início às 8h entre o Recreio e a Barra da Tijuca. No começo da tarde, ela chegará ao Leblon, de onde seguirá até Copacabana.

Para a passagem da tocha, as vias na beira da orla ficarão interditadas ao tráfego de veículos – de 8h20 às 12h15 entre o Recreio e a Barra, e das 12h40 do Leblon a Copacabana.

A cerimônia de abertura promete grandes surpresas. O espetáculo tem a direção criativa assinada por Marcelo Rubens Paiva, pelo artista plástico Vik Muniz e pelo designer Fred Gelli. Será dado grande destaque à capacidade de superação dos atletas portadores de deficiência visual, física, intelectual ou paralisia cerebral.

Por causa da cerimônia, a Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito no entorno do Maracanã. Diversas vias estarão interditadas, haverá pontos de bloqueio e áreas com estacionamento proibido.

A interdição do trânsito no entorno do estádio vai ter início às 7h, com bloqueio total 14h. A recomendação para o público do evento é seguir para o estádio de trem ou metrô.

Os Jogos Paralímpicos acontecem até o dia 18 de setembro. Irão competir 4.350 atletas de 176 países – o maior número de participação da história da Paralimpíada. Fazem parte do progra,a de competições 22 modalidades esportivas, sendo a canoagem e o triatlo as novidades em relação à edição anterior.

Quem ainda não garantiu ingressos para assistir aos jogos, ainda pode fazê-lo. Para adquirir, é necessário ter mais de 18 anos, com CPF, e ter cadastro no site www.rio2016.com/ingressos. Por meio do site, o pagamento pode ser feito em até 3x no cartão de crédito.

Festa nas ruas
Depois do sucesso nos Jogos Olímpicos, o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha volta a ser palco de intensa programação festiva na Paralimpíada. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem por lá até o fim dos Jogos.

Quem não tem ingresso para assistir à Cerimônia de Abertura no Maracanã, poderá acompanhar por lá a transmissão ao vivo do espetáculo, previsto para começar às 18h15.

A festa, porém, começa bem mais cedo. Às 15h haverá o show Samba de Donanna. Às 16h30, se apresentam os Embaixadores da Alegria com Rodrigo Sha. O público conta ainda com diversas outras atrações culturais, além de Food Trucks e bares espalhados ao longo do Porto Maravilha.

Há festa também no Boulevard Olímpico Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo