Paraibana é vencedora na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
A estudante paraibana Dayane de Sousa Pereira Silva foi uma das vencedoras da categoria Memórias Literárias na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que em 2014 teve o tema ‘Escrevendo o Futuro’. O anúncio dos vencedores ocorreu no início da noite desta quarta-feira (17), numa solenidade em Brasília.
Dayane, que estuda o 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, no município de Picuí, na Borborema, e foi orientada pela professora Valkíria Muniz Ferreira. O trabalho vencedor foi ‘Memória de uma Maldita’, que retrata o drama das pessoas que sofrem pela seca no Sertão.
A Paraíba concorria com outros três finalistas na Olimpíada: Éricka Vieira Tavares, Bruno de Sousa Justino e Felipe Augusto Silva Nascimento. No total, 3.968 alunos de 1.223 escolas paraibanas se inscreveram, apoiados por 2.191 professores. Na fase inicial, os paraibanos concorreram diretamente com outros alunos dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Entre os finalistas paraibanos, dois foram classificados na categoria Poemas, mais um na Crônicas e mais um na Memórias Literárias. Apenas a categoria Artigo de Opinião não tem paraibano entre os finalistas. Dentre os finalistas três alunos estão matriculados em escolas municipais de Jacaraú, Nazarezinho e Picuí e um de escola estadual, em Campina Grande.