GERAL

Paraíba terá mobilização em Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência nesta sexta-feira

REFORMA D PREVIDÊNCIARumo à greve geral, as centrais sindicais e os movimentos sociais realizam nesta sexta-feira (22) o Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência. Em várias cidades do Brasil, panfletagens, atos, manifestações e assembleias serão realizadas. Na Paraíba, a mobilização está sendo construída por todas as frentes progressistas como a Frente Brasil Popular e as Centrais sindicais como a CUT-PB.

Segundo a Central Única dos Trabalhadores, a data marca a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil contra a atual proposta de Reforma da Previdência, que segundo a entidade ‘dificultará o acesso a aposentadoria’.  Para Sérgio Nobre, Secretário Geral da CUT, a data é um esquenta para uma greve geral. “Temos um grande motivo para uma greve geral e 22 de março será um dia de alerta. A CUT e as centrais orientaram seus sindicatos, que estão dialogando com os trabalhadores sobre o que representa essa reforma. A sociedade precisa ter noção do que está acontecendo”, diz o dirigente.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL), que está tramitando no Congresso Nacional prevê a obrigatoriedade da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 para mulheres, o aumento do tempo de contribuição 15 para 20 anos e o fim das condições especiais para trabalhadores rurais. A PEC ainda traz a possibilidade de ser implantado o regime de capitalização, em que o trabalhador contribui mensalmente, em uma conta individual, administrada por financeiras privadas.

Com ClickPB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo