GERAL

Paraíba inicia nova etapa de cooperação com o Mercosul em extensão rural

nivaldoO Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), uma unidade da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) participará de  duas novas missões técnicas no âmbito do Projeto Regional Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul, no período de 23 a 27 deste mês.

A ação ocorrerá na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, com a participação dos Governos, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e de instituições brasileiras como a Emater-PB, a  Embrapa Algodão e a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

A primeira missão acontecerá em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde vai ser iniciado o projeto regional naquele país, e terá como representantes do governo boliviano membros do Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras (MDRyT), Ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural (MDPyEP) e seus órgãos vinculados.

Junto com os representantes brasileiros o grupo definirá o Plano Operativo Anual 2017/2018 e iniciará a etapa de reconhecimento das áreas e implementação das unidades técnicas demonstrativas – UTDs, que funcionarão como salas de aula para a realização das práticas com os agricultores e demonstração de sistemas de produção mais eficientes.

Nessa missão a Emater-PB será representada pelos engenheiros Agrônomos, Vlaminck Paiva Saraiva, Alexandre Alfredo Soares e José Sales W. Júnior.

Já a segunda missão será realizada em Lima, no Peru, onde o projeto está em fase mais avançada. Lá ocorrerão um workshop e uma oficina em assistência técnica e extensão rural, para fortalecer as instituições peruanas e profissionais que atuam nas principais zonas algodoeiras do país. Os extensionistas paraibanos Ailton Francisco e Justino Vieira participarão como facilitadores em metodologias participativas de Ater para os técnicos peruanos.

A Cooperação Sul-Sul Trilateral é uma iniciativa financiada pelo Governo Brasileiro com recursos de um contencioso decido na Organização Mundial de Comércio (OMC), entre os produtores de algodão do Brasil e dos EUA em virtude dos altos subsídios praticados pelo governo americano na produção nacional, ferindo acordos comerciais entre os países.

Essa iniciativa objetiva o desenvolvimento das cadeias produtivas do algodão nos demais países do Mercosul, com ênfase na segurança alimentar e combate à fome, por meio de sistemas de produção agroalimentares na agricultura familiar desses países.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo