OSUFPB apresenta concerto “Prata da Casa” no Espaço Cultural

OSUFPBEm seu terceiro concerto da série “Concertos Especiais”, a OSUFPB faz apresentação na qual terá como solistas músicos ligados à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a maioria deles integrantes efetivos da própria Orquestra. O concerto, que tem o nome de “Prata da Casa OSUFPB”, exalta, através de riquíssimo repertório, o nível de excelência dos músicos da cena sinfônica da Paraíba, em geral formados pelo Departamento de Música da UFPB. A apresentação acontece nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 20h30h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é franca.

No repertório, obras dos alemães Georg Telemann (Concerto para duas violas em Sol maior, TWV 52G3) e Johan Sebastian Bach (Concerto para dois violinos em Ré menor, BWV 1043 e Concerto para oboé e violino em Dó menor, BWV 1060) e dos ingleses Henry Purcell (Abertura da ópera Rei Arthur) e Edward Elgar (Introdução e Allegro).  Como solistas, o concerto contará com a participação de Rucker Bezerra, Renata Simões e Rodrigo Eloy, nos violinos; Anne Katarinne Leite e Isabel Brasiliano, nas violas; Ravi Shankar, no oboé. Contará ainda com as participações do Quarteto Eli-Eri, que é formado por Rodrigo Eloy e Tiago Formiga, nos violinos; Paulo França, na viola, e Leonardo Semensatto, no violoncelo. A regência é do maestro titular da OSUFPB, Thiago Santos, que também tocará cravo em algumas peças.

Divididos em séries temáticas, nesta temporada de 2017, os concertos da OSUFPB contemplam diversas vertentes da história da música orquestral por suas características estéticas, levando cada uma delas a ser referenciada por personagens paraibanos, emblemáticos para a cultura nordestina a partir de sua contribuição para a cultura brasileira e universal. Mas esta temporada também apresenta a série Concertos Especiais, que reúne seis programas concebidos a partir de motivações específicas. Dois concertos pontuam importantes eventos organizados pelo Departamento de Música da UFPB que reuniram renomados instrumentistas, além de professores e alunos: o 2º Encontro de Trombonistas da Paraíba (realizado em abril) e o 1º Encontro Nacional de Palhetas Duplas (programado para setembro). Em junho, os homenageados desta série foram os compositores Heitor Villa-Lobos por seus 130 anos de nascimento e Ludwig van Beethoven pelos 190 anos de sua morte. Nesta sexta, 1º de setembro, o concerto “Prata da Casa” privilegia alguns de nossos músicos, bem como alunos e ex-alunos da UFPB como solistas. Em outubro será realizado ainda o concerto especialmente criado para as crianças por ocasião de seu dia e, encerrando a temporada, um concerto de Natal.

Os concertos da OSUFPB vêm sendo realizados na Sala José Siqueira do Espaço Cultural, graças a parceria entre a UFPB e a FUNESC, enquanto a Sala Radegundis Feitosa passa por trabalhos de manutenção. Em breve, os concertos voltarão a acontecer na sala que sedia a Orquestra e onde ocorrem relevantes eventos da música produzida na instituição, todos com forte impacto pedagógico, promovendo a ampla formação de plateia.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216- 7866.

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo