MÚSICA

Orquestra Sinfônica homenageia escritor Juca Pontes em concerto nesta quinta-feira

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) fará uma homenagem, nesta quinta-feira (20), ao escritor Juca Pontes, que faleceu na madrugada do dia 8, domingo de Páscoa. O segundo concerto da temporada 2023 apresenta a Sinfonia nº 6, de Ludwing Van Beethoven, dentro da série integral das sinfonias do compositor. Realizado pela Prefeitura, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento acontece no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico, a partir das 19h.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que, depois do espetáculo da Paixão de Cristo, realizado em frente ao Museu São Francisco, a Funjope retorna à agenda normal de eventos. No local, são mantidos os ensaios e o concerto mensal da Orquestra Sinfônica e, neste mês, de maneira especial, o concerto é dedicado ao poeta e escritor Juca Pontes, que faleceu há poucos dias.

“Juca conseguiu, na sua trajetória, colecionar uma infinidade de amigos e, principalmente, deixa para nós um conjunto de grande poemas, de livros editados que precisam ser lembrados e reverenciados. Esse concerto da Orquestra é uma forma que os nossos músicos encontraram de trazer a lembrança de Juca e fazer uma justa homenagem ao poeta”, acrescentou.

O padre Marcondes Meneses, diretor do Centro Cultural São Francisco, disse que é uma alegria acolher a Orquestra Sinfônica Municipal para mais uma apresentação. “É de suma importância a promoção desses eventos no Centro Histórico porque divulga a cultura e a arte. Esse evento será ainda mais especial, pois prestará uma homenagem ao grande Juca Pontes, um ativista cultural, que exalava arte e cultura por onde passava”, destacou.

“Vamos fazer a 6ª Sinfonia de Beethoven, que é a Sinfonia Pastoral em que o Beethoven experimenta muitas coisas e, principalmente, ele é a ponte entre o Classicismo e o Romantismo. Acho que temos uma relação entre o Juca Pontes e a ponte do Beethoven”, explicou o maestro Laércio Diniz. Nesta edição, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa não terá solista, como de costume. “O solista será o Juca Pontes, digamos assim”.

Durante o concerto, o público vai conferir uma peça do compositor Tom K relacionada ao xadrez. “Começamos com o Beethoven, terminamos com essa bela peça do Tom K e teremos uma pequena homenagem ao Juca Pontes. Ele, assim como Beethoven, era uma ponte para as pessoas, um cara que iluminou tanta gente com suas poesias, uma pessoa acessível, um grande artista”, acrescentou.

Concerto – A 6ª Sinfonia de Beethoven foi composta de 1806 a 1808, um dos momentos mais produtivos da vida do compositor que, embora convivendo com a surdez avançada e os insucessos amorosos, expande sua original genialidade e adota uma atitude romântica perante a sua arte e vida, se desvinculando do Classicismo e criando laços estreitos com a ideologia romântica.

O compositor e maestro Tom K, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), compôs, ao longo da sua carreira, mais de 150 arranjos de música popular brasileira e publicações para coro. A obra ‘Abertura Xadrez’ é uma homenagem ao jogo de xadrez, uma de suas paixões. Para ele, existe, no xadrez, uma geometria e um conjunto de problemas relativos a esta geometria, na qual a solução se transforma em uma ciência e uma arte.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo