Orquestra Sinfônica de JP faz 1º Concerto Oficial da Temporada 2019 no Ariano Suassuna

Orquestra Sinfônica de JPA Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (16), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, no primeiro Concerto Oficial da Temporada 2019. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, neste primeiro concerto da temporada, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa vai executar obras do tcheco Johann Neruda, do russo Piotr Tchaikovsky e do brasileiro Alexandre Guerra, que fará uma participação especial. O trompetista Wellington Dino de Lima, integrante da OSMJP, será o solista da noite.

Na abertura do programa a OSMJP faz um diálogo entre a música e o cinema com as “Trilhas sonoras de filmes de natureza”, de Alexandre Guerra, regida pelo próprio compositor. Durante a execução dessas obras, como “Ballet Amazônico” e “Ao Encontro do Azul Marinho”, dentre outras, serão projetados trechos dos filmes relativos a elas. Alexandre Guerra é o compositor residente convidado da Temporada 2019.

Em seguida, a OSMJP executa o “Concerto para Trompete em Mi bemol Maior”, de Johann Neruda (1708-1780), obra escrita em três movimentos, que é considerada como uma das mais tradicionais do repertório para o trompete moderno e que contará com a participação do trompetista Wellington Dino de Lima, como solista.

O programa da noite será encerrado com a “Sinfonia nº 4” de Piotr Tchaikovsky, considerada como uma de suas melhores obras. Esta sinfonia, escrita em quatro movimentos, foi dedicada Mme. von Meck, mecenas do compositor, a qual nutria por ele um amor platônico que beirava a obsessão.Tchaikovsky e sua mecenas nunca se encontraram pessoalmente.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

Os convidados

Wellington Dino de Lima – Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Música, ambas com habilitação em Trompete, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde cursa mestrado em Trompete. É o trompetista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e integrante do Grupo de Metais Nordeste (GMNE). É um dos fundadores e integrante do grupo de trompetes Ubirani, grupo este que realizou eventos voltados para a educação e performance no trompete. Participou de vários eventos no Brasil e em outros países.

Alexandre Guerra – Compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compôr a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Serviço
I Concerto Oficial da Temporada 2019

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)
Data: Sábado (16)
Hora: 18h

Secom-JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo