Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto na Paróquia Santíssima Trindade, no Valentina

ospb na igrejaUm repertório de músicas eruditas e populares, com destaque para composições dos brasileiros Maestro Duda, Clóvis Pereira e Rogério Duprat, será executado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba para a comunidade do bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa, nesta quinta-feira (8). O 7º Concerto Oficial da Temporada 2017 será apresentado na Paróquia Santíssima Trindade, às 19h, dentro do Projeto OSPB nos Bairros, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A entrada é gratuita.

De acordo com o maestro Durier, a receptividade nos bairros tem sido bastante positiva. “A OSPB está indo ao encontro da população perto de suas casas, no bairro onde mora. Este trabalho social e artístico iniciado no ano passado já se consolidou e gera uma grande expectativa na comunidade. As igrejas e seus representantes se mostram bastantes solícitos e gratos e as pessoas têm interagido muito positivamente com a orquestra”.

Na opinião de Durier, o projeto beneficia a comunidade e a orquestra. “Para nós é um grande prazer desenvolver este trabalho, o contato com as pessoas é muito intenso. Ganha a população que passa a apreciar a música de concerto e ganha a OSPB em alcançar um maior número de público. A formação de plateia é importante, assim como gerar interesse nas crianças e jovens no estudo da música” destacou.

Programa

O concerto desta quinta-feira começa com “Ma Vlast – O Moldava”, obra mais famosa do compositor tcheco Bedrich Smetana (1824 – 1884). O poema sinfônico “Ma Vlast (Minha Pátria)”, cuja parte musical é mundialmente conhecida como “O Moldava”, evoca o rio Moldava, ou Vltava, afluente do rio Elba, e foi composto quando Smetana estava completamente surdo, assim como algumas óperas. Em seguida, a orquestra vai tocar “Rei Leão – Destaques”, de H. Zimmer, E. John e T. Rice, com arranjos de Ted Parson.

A próxima será “West Side Story”, composta por Leonard Bernstein (1918 -1990), maestro, compositor e pianista americano, vencedor de vários Emmys e um dos mais influentes na história da música clássica americana, que ficou famoso por dirigir a Filarmônica de Nova York e por realizar os concertos para jovens na televisão, entre 1954 e 1989.

“Pedra Verde e Dança”, do compositor, arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira (1932), abre a sequência de músicas brasileiras. Clóvis Pereira é autor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica. A relação do compositor com a Paraíba inclui a atuação como professor da UFPB e regente do Coral Universitário da Paraíba, grupo com o qual representou o Brasil no Fourth International Choir Festival, em 1974, nos Estados Unidos.

O público presente na Paróquia Santíssima Trindade certamente vai reconhecer também as músicas executadas a seguir pelos músicos da sinfônica. Roda Viva (Chico Buarque), Domingo no Parque (Gilberto Gil) e Ponteio (Edu Lobo) estão na composição “Músicas do Festival”, do compositor, arranjador e maestro carioca Rogério Duprat (1932-2006), um dos maiores responsáveis pela ascensão do movimento musical Tropicália, no final da década de 1960, e membro fundador, em 1956, da Orquestra de Câmara de São Paulo. A intenção do maestro com o envolvimento no movimento tropicalista era romper barreiras entre a música erudita e a música popular. Duprat arranjou canções de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes, Gal Costa e Nara Leão, entre outros.

Encerrando a apresentação, a orquestra vai executar “Seleção Ary Barroso”, do pernambucano Maestro Duda (1935), reconhecido como um dos maiores regentes, compositores, arranjadores e instrumentista do país e do frevo em especial. Maestro Duda atuou na área teatral, musicando espetáculos, compôs choros gravados por Severino Araújo e Oscar Miliani, sambas gravados por Jamelão e músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais, banda e orquestra.

OSPB nos Bairros

Essa é a segunda vez que o Valentina Figueiredo recebe a orquestra paraibana. Em outubro do ano passado, a orquestra se apresentou na Igreja Nossa Senhora Aparecida. O objetivo do projeto OSPB nos Bairros é levar a música para moradores de comunidades da capital e de outras cidades do Estado. Em 2016, a orquestra também esteve no bairro de Mangabeira, na Igreja São Francisco de Assis, e este ano, na Paróquia São José, no José Américo.

Na próxima semana, será a vez da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentar concertos. Na quarta-feira, dia 14, a apresentação será às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e na sexta-feira, dia 16, na Igreja São Francisco de Assis, em Mangabeira, às 19h, dentro da programação do projeto OSPB nos Bairros.

Serviço:

7º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Dia: 08/06/2017 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Paróquia Santíssima Trindade, Rua Inspetora Emília Mendonça Gomes, 240, bairro Valentina Figueiredo, João Pessoa

Ingresso: Gratuito

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo