Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com clarinetista espanhol

O 10º concerto oficial da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica da Paraíba, nesta quinta-feira (10), terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do clarinetista espanhol Javier Llopis, concertista internacional, professor do Conservatório de Música de Tenerife, Espanha. O concerto, que será em homenagem aos 85 Anos da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural (Funesc). A entrada é franca.

Orquestra Sinfônica da ParaíbaNesta apresentação, a OSPB vai executar Episódio Sinfônico, do compositor, regente e professor brasileiro Francisco Braga (1868-1945), inspirado no poema sinfônico de Gonçalves Dias. Em seguida, os músicos da orquestra e Javier Llopis vão apresentar o Segundo Concerto para Clarinete e Orquestra Sinfônica, do compositor, professor, diretor e clarinetista espanhol Oscar Navarro (1981).

Após o intervalo, será executada a Sinfonia nº 2 em Dó menor, Op. 17 – Pequena Rússia, de Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893), compositor romântico russo que compôs sinfonias, concertos, óperas, ballets, música de câmara e obras para coro de liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas das suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito.

Javier Llopis destacou a satisfação de participar desse concerto, com uma obra que está sendo apresentada pela primeira vez no Brasil. “Incentivo a todos os fãs de música para assistir ao concerto próxima quinta-feira. Estou muito feliz por estar esta semana com a grande Orquestra, a OSPB, e com o professor Luiz Carlos Durier para interpretar o Segundo Concerto para Clarinete e Orquestra, do compositor espanhol Oscar Navarro. É um dos meus trabalhos favoritos. Um trabalho emocionante do começo ao fim. Os primeiros estilos de movimento alternado como a nova idade, flamenco e estilo típico do folclore espanhol, um segundo movimento precioso com um monte de sentimento em que o clarinete torna-se a voz humana e um final muito virtuoso e empolgante, que explora todas as possibilidades virtuosas do clarinete e vai surpreender e entusiasmar o público. Não perca”, finalizou o clarinetista.

Para o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, as expectativas para esta apresentação são as melhores possíveis. “Haja visto o empenho de todos os envolvidos neste concerto. Estamos fazendo história. Faremos a estreia brasileira do Concerto para Clarinete e Orquestra de Oscar Navarro, com Javier, um grande solista espanhol e do mundo. E também os patrocinadores que abraçaram a causa. Será um belo concerto em homenagem a EEMAN. Uma grande festa. Estamos todos felizes”, destacou Durier.

Nesta vinda à Paraíba, Javier Llopis ministrou masterclass de clarinete e vai realizar um concerto didático, também nesta quinta-feira, às 9h, na Sala de Concertos, para alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) e da EEMAN.

De acordo com o diretor administrativo da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Márcio Carvalho, as atividades pedagógicas e o concerto foram possíveis graças à parceria firmada com duas empresas para a vinda do clarinetista Javier Llopis. “A OSPB teve essa iniciativa a partir da necessidade que sentimos de ofertar ao colegiado musical da Paraíba e estados vizinhos, cuja demanda é bastante maciça, fontes de conhecimento com um artista reconhecido mundialmente como Javier Llopis. É uma experiência única que, com o apoio e patrocínio da Buffet Crampon e Roriz Instrumental, conseguimos aproveitar a estadia de Javier em João Pessoa para concerto com a Orquestra Sinfônica, e realizar essa semana de atividades pedagógicas para músicos e estudantes de música da região”, explicou o diretor.

Márcio Carvalho ressaltou ainda que a direção da OSPB quer dar continuidade a esse projeto didático no próximo ano. “Pretendemos, na próxima temporada, manter essa política e permitir que nossa comunidade musical tenha experiências mais próximas aos artistas que abrilhantarão a temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba”, finalizou.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo