Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com clarinetista espanhol

O 10º concerto oficial da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica da Paraíba, nesta quinta-feira (10), terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do clarinetista espanhol Javier Llopis, concertista internacional, professor do Conservatório de Música de Tenerife, Espanha. O concerto, que será em homenagem aos 85 Anos da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural (Funesc). A entrada é franca.

Orquestra Sinfônica da ParaíbaNesta apresentação, a OSPB vai executar Episódio Sinfônico, do compositor, regente e professor brasileiro Francisco Braga (1868-1945), inspirado no poema sinfônico de Gonçalves Dias. Em seguida, os músicos da orquestra e Javier Llopis vão apresentar o Segundo Concerto para Clarinete e Orquestra Sinfônica, do compositor, professor, diretor e clarinetista espanhol Oscar Navarro (1981).

Após o intervalo, será executada a Sinfonia nº 2 em Dó menor, Op. 17 – Pequena Rússia, de Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893), compositor romântico russo que compôs sinfonias, concertos, óperas, ballets, música de câmara e obras para coro de liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas das suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito.

Javier Llopis destacou a satisfação de participar desse concerto, com uma obra que está sendo apresentada pela primeira vez no Brasil. “Incentivo a todos os fãs de música para assistir ao concerto próxima quinta-feira. Estou muito feliz por estar esta semana com a grande Orquestra, a OSPB, e com o professor Luiz Carlos Durier para interpretar o Segundo Concerto para Clarinete e Orquestra, do compositor espanhol Oscar Navarro. É um dos meus trabalhos favoritos. Um trabalho emocionante do começo ao fim. Os primeiros estilos de movimento alternado como a nova idade, flamenco e estilo típico do folclore espanhol, um segundo movimento precioso com um monte de sentimento em que o clarinete torna-se a voz humana e um final muito virtuoso e empolgante, que explora todas as possibilidades virtuosas do clarinete e vai surpreender e entusiasmar o público. Não perca”, finalizou o clarinetista.

Para o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, as expectativas para esta apresentação são as melhores possíveis. “Haja visto o empenho de todos os envolvidos neste concerto. Estamos fazendo história. Faremos a estreia brasileira do Concerto para Clarinete e Orquestra de Oscar Navarro, com Javier, um grande solista espanhol e do mundo. E também os patrocinadores que abraçaram a causa. Será um belo concerto em homenagem a EEMAN. Uma grande festa. Estamos todos felizes”, destacou Durier.

Nesta vinda à Paraíba, Javier Llopis ministrou masterclass de clarinete e vai realizar um concerto didático, também nesta quinta-feira, às 9h, na Sala de Concertos, para alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) e da EEMAN.

De acordo com o diretor administrativo da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Márcio Carvalho, as atividades pedagógicas e o concerto foram possíveis graças à parceria firmada com duas empresas para a vinda do clarinetista Javier Llopis. “A OSPB teve essa iniciativa a partir da necessidade que sentimos de ofertar ao colegiado musical da Paraíba e estados vizinhos, cuja demanda é bastante maciça, fontes de conhecimento com um artista reconhecido mundialmente como Javier Llopis. É uma experiência única que, com o apoio e patrocínio da Buffet Crampon e Roriz Instrumental, conseguimos aproveitar a estadia de Javier em João Pessoa para concerto com a Orquestra Sinfônica, e realizar essa semana de atividades pedagógicas para músicos e estudantes de música da região”, explicou o diretor.

Márcio Carvalho ressaltou ainda que a direção da OSPB quer dar continuidade a esse projeto didático no próximo ano. “Pretendemos, na próxima temporada, manter essa política e permitir que nossa comunidade musical tenha experiências mais próximas aos artistas que abrilhantarão a temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba”, finalizou.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo