Orquestra Sinfônica apresenta concerto com execução de sinfonia inédita na Paraíba

Orquestra Sinfônica“Mazurca para Orquestra, Op. 10 nº 1”, do compositor inglês Edward Elgar (1857-1934), vai abrir a apresentação. Em seguida, haverá a participação do solista Alisson Azevedo na execução do “Concerto para Oboé em Dó Maior, K 314 (271K)”, do austríaco W. A. Mozart (1756-1791). Encerrando a noite de música, após o intervalo, os músicos vão executar a inédita na Paraíba “Sinfonia n. 3 em Mi Maior, Op. 51 – No Reno”, obra do compositor e regente alemão do período romântico da música erudita Max Bruch (1838-1920).

Na opinião do oboísta Alisson Azevedo, “fazer música com a nossa Orquestra Sinfônica é uma sensação incomensuravelmente gratificante, pois, desde cedo, admiro o nível desse grupo sinfônico; primeiramente fui parte do público assíduo e, posteriormente, integrante do corpo de músicos que têm a responsabilidade e o prazer de fazer ressoar as mais belas melodias já compostas”, observou o músico.

“Nesta semana terei a oportunidade de interpretar, juntamente com a OSPB, o imponente concerto para Oboé e Orquestra em Dó maior, do compositor austríaco W.A Mozart. Tal peça é considerada como um limiar na carreira de qualquer oboísta, respaldando seu amadurecimento como músico, por vezes estando em caráter principal do repertório oboístico, pois trata-se de uma obra que requer relevante conhecimento e domínio técnico do intérprete”, destacou.

“Por mais que em minha carreira já a tenha interpretado inúmeras vezes − em aulas, concursos ou com a correpetição de um pianista − esta será a primeira ocasião em que estarei tocando essa peça frente à uma orquestra. Tocá-la “em casa” é uma honra que jamais se apartará de minhas memórias. Sendo assim, espero e desejo fazer o meu melhor para tornar esse concerto um momento agradável, tanto para mim, quanto para o público que prestigiará nosso concerto. Aproveito o ensejo para convidar a todos que apreciam uma boa música de concerto, para comparecer à Sala de Concertos Maestro José Siqueira, nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 20h30. A todos, uma excelente apresentação”, concluiu o oboísta.Paraibano de Catolé do Rocha, Alisson Azevedo começou seus estudos musicais com aulas de flauta doce, canto coral e solfejo, e logo cedo, aos 13 anos, começou a ensinar oboé, flauta doce e música de câmara. Em João Pessoa, foi oboé solista da Orquestra de Câmara de João Pessoa (OCCJP), da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), além de oboísta estagiário da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e oboísta da Banda Sinfônica José Siqueira.

Detém o bacharelado em Música, com habilitação em instrumento Oboé, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e é especialista em Educação Musical e Ensino das Artes, pela Universidade Cândido Mendes (Ucamprominas). Atualmente, Alisson Azevedo é discente do curso de Licenciatura em Música da UFPB, chefe de naipe dos Oboés da Orquestra Sinfônica da Paraíba e vem desenvolvendo trabalhos relevantes à área de Música de Câmara, dentro da formação de Trio de Palhetas, juntamente com os músicos Isaac Soares (fagote) e Lucas Andrade (clarinete).

Em sua formação, participou de master class com muitos professores de renome internacional. Já como profissional, atuou como docente de várias instituições, dentre elas: Prefeitura Municipal de João Pessoa (Musicalização Infantil); Governo da Paraíba (Projeto de Inclusão através do Ensino da Música e das Artes-Prima); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Escola de Música, Bacharelado e Técnico em Oboé).

Regente – O maestro paraibano Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos e em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.

Próximos concertos:

OSPB – 24 de maio – Igreja de Santana, no Funcionários II

OSPB – 7 de junho – Sala de Concertos Maestro José Siqueira

OSJPB – 14 de junho – Sala de Concertos Maestro José Siqueira

OSPB – 21 de junho – Praça do Povo do Espaço Cultural

 

Serviço

4º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Solista: Alisson Tavares (oboé)

Dia: 10/05/2018 (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa

Ingresso: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo