Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste fará apresentação no Fórum Nacional de Forró de Raiz no Rio

Orquestra Sanfônica Balaio NordesteO Fórum Nacional de Forró de Raiz já passou por diversas cidades do Brasil, a exemplo de Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Exu (PE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), entre outras. Desta vez, a cidade de São Paulo recebe nos dias 24 a 26 de abril e, no Rio de Janeiro, com data para 26 a 28 de abril de 2018, com abertura no Teatro SESC Ginástico/Castelo às 9h no dia 26/04/2018.

O objetivo do Fórum é promover o reconhecimento do registro do forró como patrimônio imaterial cultural do Brasil. A produtora cultural e presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste e principal articuladora do Fórum Nacional do Forró por todo o Brasil, Joana Alves, relata o crescimento deste movimento em prol do forró como patrimônio imaterial: “Estamos nesta luta deste reconhecimento há mais de 5 anos e o apoio das instituições e da população se faz necessário neste momento“ diz Joana.

O Fórum é uma ação cultural articulada por músicos, compositores, dançarinos, DJS e produtores culturais que se empenharam juntos ao Instituto do Patrimônio Artístico Cultural Nacional/IPHAN para que matrizes do forró pé-de-serra sejam reconhecidas como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. O Fórum será promovido pelo SESC/RJ, com total apoio do presidente da entidade Luis Gastão e sob a coordenação de Paulo Damasceno, gerente de Responsabilidade Social do SESC/RJ.

A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste teve origem em uma oficina de acordeom, realizada pela Associação Cultural Balaio Nordeste e a FUNJOPE (Fundação Cultural de João Pessoa), em março de 2010. Com arranjos e produção musical do maestro Lucílio Souza, a Orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina, fazendo parte da programação do Fórum Nacional de Forró de Raiz, e com apresentação marcada para o dia 28 de abril na Feira de São Cristovão no Rio de janeiro.

A orquestra já se apresentou em vários estados brasileiros e, por dois anos consecutivos (2015/2016), na França, onde participou do maior festival de acordeom do país (“Le Printemps des Bretelles”), sendo que em 2016, a convite do Setor Cultural da Embaixada do Brasil na França, realizou também um concerto na noite de inauguração do Salão Internacional do Livro (“Livre Paris 2016”), apresentando-se ainda no Teatro Lúcio Costa, na Fundação “Maison du Brésil”, em Paris.

Em maio de 2017, a Orquestra foi contemplada pelo programa Ibermúsicas , viajando para o Peru, onde se apresentou no festival FESTIFOLCOR, em Arequipa.

Em junho de 2017, gravou no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa, o DVD “Orquestra Sanfônica em Ritmos de Nordeste”, com a participação de artistas renomados como Irah Caldeira, Pinto do Acordeom, Cezzinha e Silvério Pessoa.

O repertório da Orquestra apresenta grandes mestres da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Chico César, Sivuca, dentre outros, levando o público a cantar e dançar ao som de cirandas, coco de roda, baião, xote, e muito forró.

O editor e diretor do Jornal da Feira de Tradições Nordestinas do Campo de São Cristóvão/RJ, jornalista Gilberto Teixeira, que integra o coletivo do fórum e propõe a criação oficial do Comitê Gestor Pé-de-serra/RJ, divulgou a programação do Fórum Nacional do Forró de Raiz/edição Rio.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/04/2018,

9h abertura no Teatro SESC Ginástico/Castelo; audiência pública, com a Sra. Fátima Bezerra/Senadora, o Sr. Sérgio Sá Leitão/Ministro da Cultura e representantes do Iphan/RJ, SESC/RJ e a cantora Elba Ramalho.

14h debates e discussões sobre os aspectos conceituais das matrizes do forró pé-de-serra.

Dia 27/04/2018

9h no SESC Tijuca, debates e discussões em torno das leis de regularização e do fomento cultural/mídias e políticas públicas.

Dia 28/04/2018

9h debates e discussões sobre políticas públicas, territórios, comunidades e atividades do forró de raiz. Convidados: Kiko Horta, Daniel Gonzaga, Marcelo Caldo, Gilberto Teixeira, Felipe Trotta e Chico D’ângelo.

22h, além da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, um megashow na feira de São Cristóvão com grandes estrelas, entre elas, Gilberto Gil e Tânia Alves!

DPB com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo