GERAL

Ofensiva turca no noroeste da Síria já contabiliza 130 civis mortos

Ofensiva turca no noroeste da SíriaPelo menos 130 civis morreram, entre elas 25 crianças e 19 mulheres, desde 20 de janeiro na ofensiva que as forças turcas e grupos sírios aliados desenvolvem no cidade curda de Afrîn, no noroeste da Síria, informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG detalhou que uma criança morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas hoje em ataques da aviação turca contra as aldeias de Jandairis (sudoeste de Afrîn) e Shara (nordeste). Além disso, centenas de pessoas ficaram feridas em pouco mais de um mês de ataques aéreos e de artilharia. Durante do dia, foram registrados violentos enfrentamentos entre as forças turcas e facções armadas sírias, por um lado, e a milícia curdo-sírias Unidades de Proteção do Povo (YPG), por outro, em zonas rurais de Afrín e em Jandairis.

As forças da operação liderada pela Turquia controlaram 63 povoados, além da cidade de Balbala, que representa cerca de 18% de Afrîn, e se posicionaram perto de estratégicas aldeias. O Observatório destacou que a chegada das forças governamentais sírias a Afrîn, há cinco dias, não freou a chamada das tropas turcas na região e desde então 17 povoados foram controlados.

Desde o começo da campanha, o Observatório contabilizou 259 baixas na operação e as YPG perderam 243 guerrilheiros.

Desde 20 de janeiro, Turquia e facções armadas desenvolvem uma ofensiva em Afrîn contra as YPG, que o Executivo em Ancara considera ser um grupo terrorista por conta dos vínculos com a guerrilha curda presente no seu território, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Agência EFE

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo