TOCA DO LEÃO

Ode ao poeta Medeiros Braga

Aos treze anos de idade, o menino Luzimar sentiu cair lágrimas pelo rosto no meio da feira de Nazarezinho, ouvindo o folheteiro cantar “A seca do Ceará”, de Leandro Gomes de Barros, o rei da poesia do sertão e do Brasil, conforme afirmava Carlos Drummond de Andrade. Pra um garoto alesado naquelas brenhas, bestar no meio da feira era viajar por múltiplos universos encantados, sendo que o folheto enchia a caixa dos peitos do matuto da emoção mais escarafunchante e empazinadeira que se sentia naqueles tempos do ronca. A pessoa corria o sério risco de virar também poeta, e foi o que aconteceu com Luzimar. O garoto foi pegando o manejo dos versos e começou a rascunhar as primeiras estrofes. Desde as primeiras leituras, Luzimar começou a entender que os fila de uma égua dos capitalistas faltavam com o respeito ao povo trabalhador, e começou a escrever folhetos invocados com essas injustiças da gota serena. Desde mocinho, Medeiros Braga direciona seu discurso poético popular como porta-voz das questões sociais e essa voz social, marcada pela poesia da língua. explorou temas inspirados em ocorrências históricas, como o “Massacre de Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”. Sua poesia socialista fala de insurreição no campo, exaltação à luta, capitalismo, poder e exploração, miséria do Nordeste, e por aí vai.

O cordel sempre foi, naturalmente, a voz do povo. A sociedade dominante dá o tom nas comunicações, em todo o tempo foi assim, mas, o papel da poesia de cordel na luta do oprimido, aquela coisa de sentir dor pela dor dos outros, é frequente nos folhetos de feira. Medeiros Braga se sobressai pela coragem e consciência política. Passou setenta anos rimando combate com denúncia. Talvez por isso jamais foi lembrado para ingressar na Academia Paraibana de Letras, lugar em que a literatura de cordel não entra nem pretende entrar.

Em sua biografia se lê: “Como um estudioso e conhecedor in loco dos problemas agrários que agridem o homem do campo, Medeiros Braga escreveu um romance onde os agricultores, empobrecidos pela troca desigual, são instados a se insurgir contra as elites dominantes. Medeiros Braga afirma que ‘A poesia precisa ser o arauto da liberdade, o brado ardente contra os usurpadores dos direitos do povo’. O artista dedica-se a um trabalho educativo e de conscientização política do povo.”

Em recente reunião com o jornalista Fernando Moura, Presidente da Fundação Casa de José Américo, sugeri que aquela entidade, em coparticipação com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, armasse um evento pai d’égua pra homenagear Medeiros Braga enquanto ele ainda está pelejando em cima desse planeta, porque é um poeta raçudo, autor de uma obra de sustância, e mesmo assim seria só triscar no que merece de consagração e encômio esse bardo vanguardista e insurgente.

Em artigo para o site da Academia de Cordel, reiterei que um artista desse nível merece ter seu nome imortalizado, esse que, pela sua poética social, comparo com o francês Victor Hugo, o espanhol Federico Garcia Lorca e o russo Vladimir Maiakovski, levando-se em conta, claro, as devidas larguras, profundidades e extensões de cada um. Conheci o trabalho de Medeiros Braga por acaso, numa feira de artesanato há uns dez anos. Acho que foi inspirado no velho cordelista combatente que compus o folheto Biu de Pacatuba – Um herói do nosso tempo, contando a história de Biu de Pacatuba, “herói popular, agricultor que briga com os poderosos donos de latifúndios na região de Sapé-PB; seu trabalho ombro a ombro com o também herói João Pedro Teixeira, seu companheiro de lutas, e o papel que representou na conscientização daquela população submetida a tantos anos seguidos de exploração”, conforme escreveu Clotilde Tavares.

Alguns podem dizer que os conceitos políticos de Medeiros Braga estão ultrapassados, a linguagem e o ritmo dos seus versos estão ultrapassados. Até as agruras das massas exploradas são outras. Os vilões mudaram de roupa, estão irreconhecíveis nos seus modernos trajes cibernéticos neoliberais em novas fronteiras onde a terra pode até ser redonda, mas o mercado continua soberano, com seus valores culturais conservadores. O tempo passou e os poetas do igualitarismo se tornaram démodé. Medeiros Braga não é poeta da moda, nem ao menos se diz de esquerda. Ferreira Gullar, esse poeta monstro: “Quando ser de esquerda dava cadeia, ninguém era. Agora que dá prêmio, todo mundo é”. Medeiros não pede ato público de admiração e respeito. Eu peço por ele. Em nome da decência e do bom cordel brasileiro engajado.

 

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

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