ENTRETENIMENTO

O QUE SONHAM OS DRAGÕES: evento de compartilhamento do Curso “Dragões Sonhadores”

Nesta sexta-feira (18/06) às 18:30h acontece o evento “O QUE SONHAM OS DRAGÕES: compartilhando os resultados do Curso “Dragões Sonhadores”, resultado do Programa Nacional de Qualificação em Turismo, e destinado a comunidades tradicionais presentes nas regiões do Litoral e Brejo da Paraíba. O evento será transmitido no canal da Rede Turismo de Base Comunitária da Paraíba, disponível no link: https://cutt.ly/unJLbkz.

A Paraíba é um dos estados do Nordeste que participaram da aplicação do “Plano Nacional de Qualificação do Turismo”, coordenado pelo Ministério do Turismo e Universidade Federal de Brasília (UNB), que reuniu 100 pesquisadores vinculados a 25 instituições públicas de ensino superior das cinco regiões brasileiras. Na Paraíba, a pesquisa foi coordenada pelos professores Rosalma Diniz Araújo e Fabiane Nagabe da Universidade Federal da Paraíba (ambas do Curso de Turismo da UFPB), e pelo professor André Gustavo da Silva do Instituto Federal do Ceará (do Curso de Hotelaria do IFCE). A investigação diagnosticou oferta e demandas turísticas nos territórios selecionados para melhor balizar as ações de qualificação em turismo, considerando as diversas realidades socioculturais presentes nas comunidades.

Como produto final da pesquisa, a ONG Maracá Cidadania foi convidada a realizar o curso “Dragões Sonhadores” nos meses de maio e junho, utilizando de metodologia ativas para desenvolver projetos colaborativos junto às dez comunidades partícipes do projeto, sendo realizado de modo totalmente virtual, respeitando as condições sanitárias em virtude da pandemia de Covid-19.

Também como iniciativa da pesquisa, foi criada a Rede de Turismo de Base Comunitária da Paraíba para agregar os objetivos em comuns das comunidades envolvidas nesta capacitação, auxiliando nos projetos de duas rotas turísticas integradas: a Rota Litoral, com as comunidades participantes da Colônia de Pescadores (Cabedelo), Quilombo Mituaçu, Assentamento Tambaba e Aldeia Tabajara (estas, no município do Conde), Olho do Tempo (Gramame) e Porto do Capim (João Pessoa); e a Rota Brejo com o Quilombo Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande), Quilombo Mundo Novo, Chã de Jardim e Assentamento Nova Margarida (estas, no município de Areia).

No evento “O que sonham os Dragões”, serão apresentados os projetos das duas rotas, abordando as potencialidades naturais, culturais e artísticas que estão relacionadas à atividade turística a serem desenvolvidas de modo integrado pela Rede.

Serviço:
Evento: O QUE SONHAM OS DRAGÕES: evento de compartilhamento do Curso “Dragões Sonhadores”
Horários e Local: 18/06 (sexta-feira) no Canal Rede Turismo de Base Comunitária às 18h30.
Link do canal: https://cutt.ly/unJLbkz
Contatos:  redeturcomunitariopb@gmail.com
Instagram: @turismocomunitariopb

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo