COLUNASCRÔNICAS DO COTIDIANO

O Poder do Boato

A forma como um boato viraliza no mundio virtual pode causar pânico social e até incidir em atitudes consideradas criminosas. Uma informação falsa divulgada intencionalmente tem força para causar conseqüências maléficas, principalmente quando percebe-se o desprezo às questões éticas e legais. A fofoca leviana disseminada nos veículos de comunicação, seja pelas redes sociais ou pela mídia, tende a produzir uma sensação de terror coletivo.

O nome novo para o boato é “fake new”, e tem se tornado uma prática comum nos tempos atuais, ainda mais quando se trata de atender interesses políticos. O pior é que se torna aceitável como verdade, sem que se questione a sua origem. Via de regra é motivado pela inveja, ultraje e o propósito de prejudicar alguém, daí o seu efeito danoso e agressivo. A informação cheia de veneno e sem fundamento, causa temores e apreensões. O objetivo é plantar a semente da desconfiança, para alcançar resultados ardilosamente planejados.

O filósofo grego Sócrates ao receber uma informação de Augustus, seu contemporâneo, teria lhe interpelado se o que ele estava comunicando havia passado pelo crivo das três peneiras., que seriam a VERDADE, a BONDADE e a NECESSIDADE. Portanto, segundo ele a notícia para que seja divulgada é preciso que: primeiro se tenha a certeza de que é verídica. Segundo, se não está eivada de finalidade maldosa. E, por fim, se realmente é necessário propagar o fato.

O ensinamento de Sócrates deveria ser observado por todos nós, antes de darmos crença às informações recebidas e decidirmos reproduzi-las. Devemos ter, então, a preocupação em saber se o fato divulgado passa pelas “três peneiras”. Do contrário, estaremos contribuindo para que se torne um “boato virótico”, que se estabelece como uma “verdade provisória” que provocará reações de ódio, revolta e conturbação.

Photo of Rui Leitao     Rui Leitao

Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Rui Leitao

Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo