O mercado mais antigo do mundo fica na Turquia

Grand BazaarNão há dúvidas de que a Turquia é um dos lugares mais fascinantes do planeta. Parte dela o Nômades Digitais já mostrou aqui, mas tem uma atração que se mantém como uma das mais visitadas do país e do planeta: o Grand Bazaar, em Istambul, que é simplesmente o mercado mais antigo do mundo.

Com um passado rico, o espaço de mais de 3 mil lojas cobre um total de 61 ruas em sua extensão, ou seja, lá dentro tem um verdadeiro mundo aparte. Mesmo que os shoppings center novos e modernos tenham chegado a cidade com o passar dos anos, o mercadão não perdeu seu glamour e fama, reunindo tudo o que mais tradicional e cultural na capital turca.

Estabelecido pelo Sultão Mehmet II em 1455, serviu inicialmente como ponto de troca de itens têxteis. Já em meados do século 17, começou a tomar a forma que tem até hoje, consolidando-se no século 19 por sua variedade e qualidade de itens a venda. Atualmente emprega mais de 26 mil pessoas e foi considerado a atração turística mais visitada do mundo em 2014, reunindo 91 milhões de turistas ao longo do ano.  

Comerciantes passam o dia ali negociando joias, sapatos, luminárias, temperos, tapetes, cerâmicas, mobília, livros, entre outras coisas que, no geral, não possuem preços fixos, o que torna as compras ainda melhores, com base na pechincha.

Nômades Digitais

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo