CRÔNICAS DO COTIDIANO

O BOM LÍDER NÃO GRITA, ELE É SERENO 

Quando vemos alguém que só sabe falar aos gritos, percebemos claramente que se trata de um indivíduo que usa desse artifício para intimidar, ameaçar, impor vontades. Geralmente se trata de uma pessoa que, com frequência, age de forma ilógica ou estúpida. Ao enfrentar situações que contrariam os seus desejos, se coloca na defensiva e parte para posturas de agressividade. Insiste em querer fazer prevalecer suas opiniões, por mais absurdas que sejam, porque não admite ser contrariado.

Não é fácil conviver com uma pessoa que adota comportamentos irracionais. Principalmente se ele estiver numa posição de comando.  Um líder jamais deve manifestar-se sem pensar, expressando-se sob pressão do calor do momento, com tom de voz alterado, produzindo um clima de tensão na relação com os seus comandados. O melhor líder é aquele que enfrenta os desafios sem deixar que os problemas pessoais afetem suas decisões. Ele atua com serenidade, respeitando a todos, independente da posição de subordinação ou de antagonismo em que estejam colocados.

Para que uma liderança se afirme positivamente é necessário, antes de tudo, que nunca desperte incertezas de suas habilidades, evitando, assim, perda de confiança na sua capacidade de comando. É importante que saiba lidar com as emoções conforme elas aconteçam.  Gritos, ironias, humilhações, abusos de poder e mensagens deselegantes, são características de um líder que não merece respeito dos seus liderados. Indispensável que o líder use de uma linguagem adequada a cada ambiente ou circunstância  e seja essencialmente ético.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Rui Leitao

Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo