GERAL

Novo terremoto deixa ao menos quatro mortos no Nepal e dois na Índia

terremoto-nepalKATMANDU – Ao menos quatro pessoas morreram em uma cidade na região central do Nepal nesta terça-feira depois que um terremoto de 7,3 graus de magnitude sacudiu o país do Himalaia, menos de três semanas depois de um tremor devastador que matou mais de 8 mil pessoas e danificou centenas de milhares de edifícios.

As quatro pessoas morreram em Chautara no distrito de Sindhupalchok, ao norte da capital Katmandu, depois que vários prédios desabaram, informou um porta-voz da Organização Internacional para a Migração. O aeroporto internacional de Katmandu foi fechado. Um tremor secundário de 5,6 graus foi registrado poucos minutos depois, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

Separadamente, um funcionário do distrito não disse que 12 pessoas ficaram feridas em Sindhupalchowk, que teve o maior número de mortos no terremoto do mês passado. O novo tremor desencadeou também pelo menos três grandes deslizamentos de terra no distrito.

Duas pessoas morreram na Índia, depois do forte terremoto. Vyasji, chefe do departamento de gestão de desastres do estado de Bihar, disse que um homem morreu no desabamento de uma casa no distrito de Siwan, a 250 quilômetros da capital do estado de Patna.

Outra morte ocorreu no estado vizinho de Uttar Pradesh, enquanto duas outras ficaram feridas.

O Serviço Geológico dos EUA disse que o epicentro do terremoto foi localizado a 68 quilômetros a oeste da cidade de Namche Bazar, perto do Monte Everest e da fronteira com o Tibete. O tremor, que ocorreu às 12h35m (horário local), também foi sentido em Nova Délhi, na Índia, e em Daca, capital de Bangladesh.

O epicentro do terremoto fica perto do acampamento base do Everest, que foi evacuado depois de uma avalanche desencadeada pelo terremoto do mês passado que matou 18 alpinistas.

O terremoto de 25 de abril matou pelo menos 8.046 pessoas e feriu mais de 17.800. A tragédia destruiu muitas áreas de Katmandu e deixou milhares de desabrigados.

O Globo

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo