Novo decreto terá flexibilização de comércio e bares e feriado de São João deve ser suspenso, diz secretário
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, revelou nesta quinta-feira (17) detalhes do novo decreto do Governo Estadual com medidas para conter a disseminação da Covid-19. Ele disse que o decreto será mais flexível nas cidades para que as pessoas permaneçam onde moram e evitar viagens durante o feriado. O feriado de São João, no dia 14 de junho, também deve ser suspenso no Estado para evitar a ida ao interior.
“Queremos evitar essa tradição nossa de São João e São Pedro de migrar para o interior, fazendas, chácaras, granjas, devem ser evitadas através desse decreto”, disse.
O comércio, bares, restaurantes e academias devem ter sua atuação flexibilizada, declarou Geraldo.
“A tendência é haver uma flexibilização desses segmentos para que os segmentos econômicos continuem a atuar dentro de regras restritivas para que nós não tenhamos aglomerações e aproximação das pessoas”, definiu.
Medeiros comentou ainda a alta de contaminação no Estado, que tem registrado 2 mil casos diários de Covid-19. A taxa de replicação viral está elevada e tem contaminado mais crianças, disse.
“Temos um RT (taxa de replicação viral) elevada, e Paraíba está elevado, temos um maior número de pessoas contaminadas. As crianças também são mais contaminadas, mesmo em menor número, com imunidade melhor que o adulto. Em Campina Grande são 4 casos e duas crianças com síndrome de down, uma com paralisia cerebral, crianças com fatores de comorbidade, associado com imunidade mais baixa”, declarou.