Novembro Negro começa nesta sexta-feira com show de Berimbaobab

BerimbaobabA programação do Novembro Negro, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, começa nesta sexta-feira (14), às 19h, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com um show do grupo Berimbaobab. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

O show reúne os artistas Adeildo Vieira, Soraia Bandeira, Erivan Araújo, Gláucia Lima e Coletivo Tribo Éthnos, com a participação do Toll Bi, grupo senegalês de afrojazz formado por artistas franceses e africanos.

As atividades do Novembro Negro envolvem shows, feiras culturais, debates, exibição de filmes e ações em comunidades quilombolas na Paraíba. “Será uma semana de grandes atividades, debates e um momento para a Paraíba discutir as questões raciais, os avanços e como superar as dificuldades”, disse a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

Na quarta-feira (19), Mariene de Castro fará show do novo disco “Colheita”, no Espaço Cultural. A baiana interpreta música homônima de Nelson Rufino, em dueto com Zeca Pagodinho, além de canções como “A força que vem da raiz”, que tem participação de Maria Bethânia. No mesmo dia, Mariene de Castro participará de uma roda de diálogo sobre a Resistência da Cultura Negra, na Escola de Música Anthenor Navarro, no Espaço Cultural.

Novembro Negro – A comemoração do 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no dia 20 de novembro de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo