“Noel – Poeta da Vila” e “O Grande Ditador” estão em cartaz no projeto Estacine

O Grande Ditador“Noel – Poeta da Vila” e “O Grande Ditador” são os filmes que serão exibidos no projeto Estacine neste final de semana, às 16h, no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano. A entrada gratuita para o público de todas as idades, entretanto, segue a classificação indicativa de cada filme.

O drama biográfico do sábado (22), “Noel – Poeta da Vila”, foi dirigido por Ricardo van Steen e conta a história de Noel Rosa, um homem que mudou a história da música popular brasileira. Aos 17 anos, Noel é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo, estuda medicina e toca numa banda regional. Gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade.

Até que um dia conhece Ismael Silva, compositor que o desafia a compor um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compor “Com que roupa?”, que faz grande sucesso nas rádios de todo Brasil. A partir daí, ele se dedica de vez ao mundo do samba, tornando-se um dos mais populares compositores brasileiros.

No domingo (23), a comédia “O Grande Ditador”, produzida e estrelada por Charles Chaplin, retrata a história de Adenoid Hynkel, que assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial, e após receber alta, fica com amnésia.

Por ser judeu, ele passa a ser perseguido e precisa viver no gueto, onde conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo.

Projeto – O Estacine é um projeto idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco em 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir também filmes internacionais. No ano seguinte, o projeto ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de mostra, com temas ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o Estacine ganhou comentadores, onde a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de 2.200 filmes.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo