GERAL

No Nordeste a Paraíba passou a ser o Estado com a melhor avaliação

ricardo premiadoSob o título “A crise não é desculpa”, a revista “Veja” enaltece alguns Estados que conseguem melhorar seus indicadores de educação, segurança e solidez fiscal, entre eles a Paraíba, apesar do aperto financeiro que está sendo imposto. A publicação ressalta que no Nordeste a Paraíba passou a ser o Estado com a melhor avaliação, em razão de avanços na educação e segurança pública. O governador Ricardo Coutinho (PSB), que está no segundo mandato, foi destacado no portal nacional do Partido Socialista Brasileiro por seu empenho para tornar a Paraíba competitiva.

As análises tomam como base o Ranking de Competitividade dos Estados neste ano. Entre os oito Estados que mais ganharam ou perderam posições, todos registraram mudanças significativas e, para melhor, em pelo uma das áreas pesquisadas – a maioria avançou em solidez fiscal e segurança. O levantamento foi realizado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Economist Intelligence Unit, a divisão de pesquisas e análises do grupo que edita a revista inglesa “The Economist”. Sessenta e seis indicadores entram na ponderação dos resultados, divididos em dez pilares: infraestrutura, educação, sustentabilidade social, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

Rondônia, que se situa na região Norte, é descrita como uma das boas surpresas do estudo. Além de ser um dos Estados menos competitivos na disputa pela atração de investimentos, apresentava deficiências no saneamento básico e nos transportes. Os índices de criminalidade preocupavam e a qualidade do ensino ficava abaixo da média nacional. Em 2016, o Estado foi o pioneiro em fazer uma parceria com o governo federal com o objetivo de estabelecer um plano de desenvolvimento sustentável. Os bons resultados começaram a aparecer, nota Giovanni Magliano, que assina matéria acerca do assunto na revista “Veja”. Rondônia ganhou cinco posições na nova edição do ranking, graças principalmente a avanços em infraestrutura e segurança.

Veja

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo