CORONAVÍRUS

No Brasil, mais de 96% dos mortos por covid, não haviam completado ciclo vacinal, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia das universidades estaduais USP e Unesp, apontou que apenas 3,68% do total de óbitos por covid -19, haviam tomado duas doses da vacina ou a aplicação única do imunizante da Janssen. O levantamento foi feito entre 28 de fevereiro – quando as primeiras pessoas no Brasil concluíram a janela de imunização – e 27 de julho. Na prática, significa que mais de 96% dos óbitos foram de pessoas que não se vacinaram ou que ainda não haviam completado o esquema vacinal.

A vacinação é a melhor forma de controlar a doença e nenhum dos imunizantes contra o coronavírus, ou qualquer outra doença, até hoje desenvolvidos, garante 100% de proteção. No caso dos contra a covid, todas as vacinas reduzem drasticamente os riscos de internações, casos graves e mortes pela doença.

A pesquisa traz ainda detalhes a respeito do estudo realizado em Serrana (SP) com a Coronavac. Toda a população da cidade foi vacinada e as internações caíram 86% e as mortes 95% após a segunda dose. Em Botucatu (SP), o estudo foi realizado com a Astrazeneca e as internações caíram 75% e as mortes 39% já após a primeira dose. A segunda dose começou a ser aplicada nesse domingo (8).

De 28 de janeiro a 27 de julho, foram mais de um milhão de casos registrados, destes apenas 3% haviam tomado as duas doses ou dose única. Os outros 97% não havia se vacinado ou completado o ciclo de vacinação.

As principais vítimas ainda são os idosos com mais de 70 anos. A pesquisa apontou que foram 8.734 mortes e 23 mil internados mesmo após a segunda dose, nessa faixa etária, o que reforça a necessidade de que idosos e pessoas de seu convívio mantenham distanciamento social e usem máscara mesmo após a imunização completa.

As informações sobre este grupo são mais completas por já terem concluído o ciclo vacinal, mas também possuir, usualmente, imunidade menor. O levantamento não levou em consideração o tipo de vacina porque o campo com essa informação nem sempre é preenchido.

Já entre os que receberam apenas a primeira dose, 65 mil foram internados e 22 mil morreram por covid-19. O que aponta a necessidade de completar o ciclo de imunização.

Além disso, mesmo após vacinados não existe orientação médica para abrir mão das proteções individuais, principalmente entre idosos. É necessário continuar mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e com os hábitos de higiene em dia.

DPB com Paraíba e UOL

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo