Neymar marca dois e Barcelona está na semifinal da Liga dos Campeões da Uefa

neymar
Neymar marcou dois para o Barcelona sobre o PSG ainda no primeiro tempo Foto: Albert Gea / REUTERS

Ainda há quem acredite que a supremacia atual de times como Barcelona e Bayern de Munique, e alguns poucos de mesmo quilate na Europa, se deve mais à fraqueza de boa parte dos rivais nacionais do que à excelência do jogo desses gigantes do futebol mundial. Nesta terça-feira, os dois clubes mostraram aos céticos por que estão em um nível superior e merecem o status de favoritos ao título continental nesta temporada. Não são imbatíveis, como nenhum outro esquadrão jamais foi na história. Mas quando estão em dia inspirado, transformam um jogo eliminatório do torneio de clubes de maior prestígio do planeta em um confronto banal. A disputa pelas duas primeiras vagas na semifinal da Liga dos Campeões da Uefa foi meramente simbólica. Tanto Barça quanto Bayern precisaram de apenas meia hora para encaminhar de forma praticamente definitiva a classificação. Não diante de Almerias ou Freibugs, e sim contra Paris Saint-Germain e Porto, respectivamente.

No Camp Nou, o Barcelona já entrou em campo com boa vantagem, por ter feito 3 a 1 no Paris Saint-Germain no jogo de ida, em Paris. E confirmou a superioridade, dominando o jogo desde o início e vencendo por 2 a 0, com dois gols do brasileiro Neymar, no primeiro tempo. Na Alemanha, o Porto deve ter se arrependido da vitória por 3 a 1 em casa. Na volta, o Bayern, que já havia feito 7 a 1 no Roma, na fase de grupos, e 7 a 0 no Shakhtar Donetsk, já nas oitavas de final, goleou por ‘apenas’ 6 a 1 desta vez, depois de abrir cinco antes do intervalo. Isso desfalcado de meio time, incluindo os craques Robben, Ribéry e Schweinsteiger.

Os dois últimos semifinalistas serão conhecidos nesta quarta-feira, com expectativa de dois duelos mais equilibrados. Depois de perder por 1 a 0 no jogo de ida, na Itália, o Monaco recebe o Juventus precisando vencer por dois gols para avançar. No Santiago Bernabéu, os rivais da capital espanhola Real Madrid e Atlético de Madrid se reencontram depois do empate em 0 a 0 no Vicente Calderón. Os dois jogos começam às 15h45m (horário de Brasília). Sexta-feira, às 7h (horário de Brasília), a Uefa sorteará os confrontos da semifinal.

Mesmo com a boa vantagem no confronto, o Barcelona começou o jogo fiel ao seu estilo, tocando a bola e buscando o ataque, diante de um PSG preocupado inicialmente apenas em não sofrer gol. Mas o time francês só resistiu 13 minutos, quando Iniesta construiu toda a jogada para Neymar abrir o placar. O meia espanhol recebeu na defesa, apertado pela marcação, mas arrancou entre dois, passou por mais um e rolou para Neymar driblar o goleiro Sirigu e tocar para o gol vazio. Em um dos poucos ataque do PSG, aos 17 minutos, Ibrahimovic, que estava suspenso no jogo de ida, chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento do sueco.

O Barcelona voltou a assustar Sirigu aos 22, quando Luis Suárez ajeitou para Messi bater de primeira, por cima. Em seguida, Daniel Alves tentou de longe, mas o goleiro italiano espalmou e, na sequência, pegou a cabeçada de Neymar. Aos 33, o lateral brasileiro cruzou com perfeição, de pé esquerdo, e Neymar ampliou em cabeçada certeira.

No segundo tempo, já com Xavi no lugar de Iniesta, o Barça diminuiu o ritmo. Na melhor chance do PSG, aos 13 minutos, Ibrahimovic aproveitou uma saída errada e encontrou Verrati bem colocado na entrada da área, mas o chute saiu à direita do gol espanhol. Os franceses tentaram pressionar, mas em nenhum momento foram ameaça real à vitória do Barça, e muito menos à classificação.

Barcelona 2 x 0 Paris Saint-Germain:

Barcelona: Ter Stegen; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Rakitić, Busquets (Sergi Roberto) e Iniesta (Xavi); Suárez (Pedro), Messi e Neymar.

PSG: Sirigu; Van der Wiel, David Luiz, Marquinhos e Maxwell; Verrati, Cabaye (Lucas) e Matuidi (Rabiot); Cavani (Lavezzi), Ibrahimović, Pastore.

Em Munique, bastaram 22 minutos para o time alemão alcançar o resultado necessário para a classificação: 2 a 0. Aos 14, o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcántara abriu o placar para o Bayern, e Boateng fez o segundo, também de cabeça, oito minutos depois.

A equipe de Pep Guardiola não se acomodou e chegou ao terceiro aos 27 minutos, em uma linda jogada coletiva, que começou com o lançamento de Thiago Alcántara, passou por Thomas Müller e chegou para Lewandowski marcar, de novo de cabeça. O quarto gol saiu aos 36, marcado por Müller, com desvio no brasileiro Casemiro. Lewandowski fez o quinto aos 40.

No segundo tempo, o colombiano Jackson Martínez descontou para o Porto, aos 28 minutos, mas Xabi Alonso fechou a goleada logo depois.

Bayern: Neuer; Rafinha (Rode), Boateng, Badstuber e Bernat; Xabi Alonso, Lahm e Thiago Alcântara (Dante); Götze (Weiser), Müller e Lewandowski.

Porto: Fabiano; Reyes (Ricardo), Maicon, Marcano e Martins Indi; Herrera, Casemiro e Óliver Torres; Quaresma (Rúben Neves), Jackson Martinez e Brahimi (Evandro).

O Globo

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo