‘New York Times’ diz que atletas terão que ‘fechar a boca’ em águas poluídas

competindo nas águas da Baía de GuanabaraUma reportagem do jornal norte-americano “New York Times”, publicada nesta terça-feira, afirmou que os atletas terão que “fechar a boca” enquanto estiverem competindo nas águas da Baía de Guanabara durante os Jogos Olímpicos. O site fez um alerta sobre a falha das autoridades brasileiras em despoluir a baía.

De acordo com o jornal, diversos atletas estão com medo de contrair alguma doença por causa da água poluída, com superbactérias, que podem até “destruir o sistema imunológico dos competidores”. “Estamos muito preocupados”, admitiu o treinador da equipe feminina de vela da Espanha, Nigel Cochrane, em entrevista ao “New York Times”.

A reportagem lembra ainda que pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram uma série de contaminações nas praias de Ipanema e Leblon, na Zona Sul, onde milhares de espectadores são esperados para assistir eventos esportivos dos Jogos.

“Atletas estrangeiros estão nadando literalmente em meio a excrementos humanos. Eles correm risco de ficarem doentes por causa desses microorganismos”, reforçou o pediatra Daniel Becker ao “NYT”.

Segundo o jornal, o governo e o Comitê Olímpico Internacional reconhecem o problema, inclusive que em alguns locais da cidade a água é suja. No entanto, eles dizem que as áreas onde os atletas vão competir, como a Praia de Copacabana, estão no modelo padrão para receber os participantes.

O Dia

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo