FIQUE LIGADO

Não Olhe pra Cima – Ano começa com cinco asteroides passando ‘raspando’ na Terra

No próximo dia 11 de janeiro, um asteroide de 104 metros de diâmetro — equivalente a quase três estátuas do Cristo Redentor passa "perto" da Terra.

O filme fenômeno da Netflix “Não Olhe Para Cima” te deixou ansioso (ou aterrorizado) com a ideia de uma rocha espacial se chocando com a Terra? Pois saiba que tem asteroide gigante prestes a passar “raspando” no planeta já neste começo de ano.

No próximo dia 11 de janeiro, um asteroide de 104 metros de diâmetro — equivalente a quase três estátuas do Cristo Redentor — vai passar a 5,6 milhões de quilômetros de distância do planeta. As informações são do Asteroid Watch, um programa de monitoramento de asteroides mantido pela agência espacial norte-americana Nasa.

Talvez “5,6 milhões de quilômetros” não pareça tão perto assim, mas em termos astronômicos não é nada longe. A Nasa classifica qualquer rocha com cerca de 150 metros de diâmetro que passe a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra como “potencialmente perigosa”.

Mas, para você ter uma ideia, a distância média entre a Terra e a Lua é de 385 mil quilômetros. Então, não há motivo para temer o 2013 YD48, como foi batizado o primeiro grandalhão a visitar a Terra em 2022.

A Nasa ainda monitora outros quatro asteroides que devem passar pela vizinhança neste comecinho de ano, mas todos eles são bem menores. Neste domingo (2), será a vez do 2021 YK, uma rocha do tamanho de um ônibus (cerca de 12 metros de diâmetro) que passará a apenas 190 mil quilômetros de distância.

É bem mais perto, mas como ele é também bem menor, não há risco de causar estrago — se por acaso entrasse em nossa atmosfera, certamente seria desintegrado em vários pequenos meteoritos.

Depois dele será a vez do 2021 YQ, um asteroide do tamanho de um avião (cerca de 64 metros de diâmetro) que passará a 2,140 milhões de quilômetros da Terra na próxima quarta-feira (5).

Em seguida teremos a visita de outras duas rochas menores: o 2014 YE15, de 7 metros de diâmetro, que passará a 7,4 milhões de quilômetros na quinta-feira (6); e o 2020 AP1, de apenas 4 metros de diâmetro, que chegará a 1,7 milhão de quilômetros de distância na sexta-feira (7).

A Nasa garante que não há previsão de impacto de qualquer asteroide potencialmente perigoso com a Terra por pelo menos cem anos. O principal candidato a destruir o planeta, o gigante Apophis, do tamanho de três campos de futebol, deve passar por perto em 2029, 2036 e 2068, mas sem chances de nos acertar.

Por uol.com.br

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo