Música erudita – Recortes de concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da PB estão on-line
Suprimindo parcialmente a ausência dos concertos por conta da pandemia, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está disponibilizando para o público, através do seu canal no Youtube, várias compilações de melhores momentos de apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) realizadas nas temporadas de anos anteriores
fragmentos de dois concertos: Huapango’ e ‘Concerto para Oboé em Dó Maior’, ao som do oboé de Danrley
Natan de Lima. Em concerto realizado em 20 de junho de 2019, a peça ‘Huapango’ foi executada pela primeira vez em solo paraibano sob regência do maestro Luis Carlos Durier. A peça tem duração de 20 minutos. Trata-se da obra mais conhecida do Compositor José Pablo Moncayo(1912-1958), que foi diretor da Orquestra Sinfônica Nacional da Cidade do México e membro do Grupo dos Quatro, que se dedicou a escrever música que refletia o espírito nacional mexicano, recorrendo a melodias, ritmos e harmonias típicas da música popular mexicana.
O outro fragmento é de um concerto realizado em 5 de dezembro de 2019, regido por Durier, com a presença do oboísta Danrley Natan de Lima. O músico executou a peça Concerto para Oboé em Dó Maior, KV. 314 (Allegro sperto, Adagio non tropo, Rondó – Allegro)’, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), um dos mais célebres compositores de todos os tempos.
“O concerto de Mozart é um concerto muito importante na literatura do oboé, por várias razões. Uma delas é do ponto de vista técnico e a outra do ponto de vista musical, mas o mais importante é a beleza que esse concerto tem e o quanto ele empolga a todas as pessoas que ouvem a música maravilhosa de Mozart”, destacou o maestro.
Fonte Jornal A UNIÃO – Funesc