Muriçoquinhas e Melhor Idade fazem encontro de gerações na Via Folia

MuriçoquinhasOs foliões e espectadores desta segunda-feira (9) vão testemunhar um dos mais belos momentos que a prévia carnavalesca Folia de Rua pode proporcionar. É o encontro de gerações entre o bloco Muriçoquinhas do Miramar, que está completando 23 anos, e a Melhor Idade, que faz 19.

Para os pequenos, a concentração está prevista para às 15h, saindo do antigo Posto 99 e descendo a Avenida Epitácio Pessoa, a Via Folia. É no Busto de Tamandaré, em Tambaú, que criançada e estandartes se encontram com a Melhor Idade, concentrada desde às 18h.

Este ano, o bloco “filho” das Muriçocas do Miramar também presta uma homenagem ao paraibano Ariano Suassuna. O desfile será puxado por três trios elétricos. O primeiro, voltado para crianças especiais, vai ter cordão de isolamento para lhes proporcionar maior segurança e será animado pela banda Castelo Encantado.

O segundo trio, quem comanda mais uma vez é a cantora Diana Miranda. Vestida de Barbie e a bordo de carro rosa, ela cantará ao lado do poeta popular Bira Delgado e terá a companhia dos palhaços Pipi e Pastel e dos atores infantis do Colégio Marista Pio X, encarnando personagens de O Auto da Compadecida. Uma ala infantil alvirrubra, abrindo passagem para o trio da loira, também homenageará os 100 anos do tradicional Clube Cabo Branco. O último trio será puxado por Robério Jacinto e Banda, que embalarão a multidão de 100 mil crianças esperadas ao som das velhas marchinhas carnavalescas.

“Teremos também um palco posicionado na dispersão, próximo ao Busto de Tamandaré, com apresentação da Orquestra Armorial Ariano Suassuna, do Colégio Marista, às 19h, bem ao estilo das aulas-espetáculo tão disseminadas pelo escritor e dramaturgo”, informa Eliane Holanda, presidente do bloco. Ela aconselha aos pais zelosos de não descuidar do “kit folião” da sua muriçoquinha: “Fralda, mamadeira, água e cadeira”, brinca.ipm_carnavaldoidoso_foto_corneliofelipe_171

O slogan do bloco este ano é “Educação: lugar de criança é na escola”. O estandarte, assinado pelo guarabirense Adriano Dias, será conduzido pela atleta do nado sincronizado Larissa Sátiro Cavalcanti, de 10 anos.

O encontro – A saída do Bloco da Melhor Idade da concentração só começa depois do encontro dos estandartes com o bloco das Muriçoquinhas do Miramar, previsto para às 20h30. Até aí, a animação no Busto fica garantida pela orquestra Gambiarra do Frevo. Depois o desfile segue para o Hotel Tambaú, onde haverá o tradicional Baile da Maior Idade, animado pela Orquestra Splok.

“O momento em que se cruzam os estandartes é quando dizemos que é hora de as ‘muriçocas’ irem dormir e rumamos para a gandaia”, diz a presidente do bloco, Shilon Gama. Shilon, que é artista plástica, assina as artes do estandarte, camisa e adereços. O ingresso do baile, a propósito, é a própria camisa, vendida na hora por R$ 20. Neste ano, o tema do bloco é “Brincar com alegria e segurança”. O casal de rei e rainha, já eleito, desfilará: Albanita Souza, de 69 anos, e Beto Gonçalves, de 25, quase uma “muriçoquinha”.

O Bloco da Melhor Idade nasceu praticamente junto com a prévia de João Pessoa, obra da ex-vereadora e empresária Creuza Pires, já falecida.  A ideia era reunir os mais velhos para brincar o carnaval, saindo da Associação dos Inativos e Pensionistas da Paraíba (Asip-PB).

Diana Miranda – Diana Miranda inspirou-se na mãe, a decoradora Alaíde Miranda, que também cantava e tocava, para retirar das sonoridades “consolo para os males da existência”. Em 1993, gravou o primeiro CD, com composições do irmão, Paulinho Di Tarso, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.

Após participar do Montreux Jazz Festival, na Suíça, a carreira tomou outro rumo. Desde 1992, ela se apresenta em palcos de vários países europeus, dividindo-os com artistas do cenário mundial, como Jimmy Cliff.

Em sua bagagem musical, a artista leva frutos de sua criação como compositora e repertório de artistas paraibanos, como Cátia de França, Paulo Ró e Pedro Osmar. É figura cativa nas manifestações artísticas da cidade.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo